Escola estadual de Blumenau sediará a primeira etapa da Copa Sul de Goalball

O evento acontece neste final de semana com a participação de 22 equipes vindas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

O ginásio da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, localizado no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, sediará a primeira etapa da Copa Sul de Goalball. O evento está programado para acontecer entre sexta-feira e domingo (22 e 24/03/24) e contará com a participação de 22 equipes vindas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e pela Federação Catarinense de Desportos de Cegos e Baixa Visão, com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

Ao todo, mais de 160 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e arbitragem, estarão diretamente envolvidas na competição. A escola, situada próxima à sede da SEIDEP, também servirá de alojamento para as delegações, que contarão com 14 equipes masculinas e oito femininas. Elas representam quatro instituições catarinenses, três paranaenses e duas gaúchas.

O objetivo da competição é fomentar a modalidade e proporcionar à comunidade a oportunidade de conhecer o goalball, uma modalidade paralímpica exclusiva para pessoas com deficiência visual.

“Estamos preparados para realizar um belo campeonato, com todo o respeito que as pessoas com deficiência merecem. Blumenau recebe de braços abertos todas as instituições e pessoas inscritas”, afirma a secretária da Seidep, Giselle Margot Chirolli.

GOALBALL

O goalball é um esporte paralímpico desenvolvido especificamente para pessoas com deficiência visual. Jogado em uma quadra indoor com dimensões semelhantes às de vôlei, o objetivo do game é arremessar uma bola sonora com as mãos em direção ao gol adversário, enquanto os jogadores, divididos em equipes de três, tentam bloquear o arremesso com seus corpos.

A bola contém guizos para que os jogadores possam localizá-la auditivamente, já que todos devem estar vendados para nivelar as condições de jogo entre os competidores, que se orientam pelo som. A dinâmica rápida e tática do goalball demanda habilidades auditivas, de posicionamento e de lançamento precisos, tornando-o um esporte desafiador e emocionante tanto para os jogadores quanto para os espectadores.