A Escola Barão do Rio Branco completará em breve 70 anos com um novo projeto arquitetônico na sua sede na Rua Nereu Ramos, no Centro de Blumenau. Assinado pela A+C Arquitetura, a proposta prioriza a sustentabilidade, mobilidade e flexibilidade dos espaços, utilizando referenciais educacionais internacionais para trazer novas possibilidades para o contexto escolar.
A integração entre os ambientes será feita por uma passarela aérea inteligente e funcional, unindo todas as áreas de ensino, desde o atual ginásio de esportes, proporcionando uma sinergia de conhecimentos e a integração espacial, acima da cota de enchente de 15,50m.
A educação ambiental, presente nas práticas pedagógicas da Escola Barão irá pautar a arquitetura através da escolha dos materiais e do sistema construtivo. “O que já colocamos em prática na nossa proposta pedagógica estará evidenciado neste projeto. Será valorizada a energia fotovoltaica produzindo e consumindo de forma consciente, o aproveitamento da água da chuva, coberturas verdes nos prédios com horta e atividades complementares e a transformação do lixo”, explica o Diretor da Escola Barão, Prof. Marcos da Silva.
Os ambientes de aprendizagem terão layout flexível, integrado a varandas externas e promovendo um melhor conforto espacial, acústico e térmico, com brises naturais e utilização da luz solar. O nível térreo terá absoluta predominância de espaços livres, cobertos e descobertos, decks e circulações cobertas, verdes e com muita sombra, pois nenhuma das nove árvores existentes será derrubada.
Além de criar ambientes para qualificar o ensino, o projeto contemplará espaços que possibilitam maior contato entre professores, estudantes, familiares e a comunidade. Um deles será um novo local compartilhado para alimentação, e um auditório para 340 lugares no nível da passarela, com total integração visual ao parque e às áreas de convivência.
A escolha do projeto foi feita a partir de um concurso envolvendo diferentes arquitetos, entre março e junho do ano passado. Alfredo Lindner Jr. e Christiane M. Lindner são os arquitetos responsáveis pelo projeto escolhido. “Estarmos a frente deste projeto é uma grande honra. Na Barão do Amanhã temos uma arquitetura diferenciada e humanizada, com o principal objetivo de criar espaços que irão proporcionar a criação de memórias para todos que viverem esse ambiente. O projeto também traz soluções práticas que precisam ser levadas em conta, como áreas de embarque e desembarque que irão proporcionar flexibilidade, conforto e muito mais segurança”, explica a arquiteta Christiane.
A obra terá início assim que a aprovação dos órgãos competentes estiver finalizada. A primeira etapa tem previsão de 12 meses para ser concluída, com um novo prédio para a Educação Infantil e áreas de convivência comuns a todas as etapas de ensino. O projeto completo está estimado em 35 milhões de reais e tem previsão de quatro anos para conclusão.