A comitiva da prefeitura de Blumenau que visita a Alemanha, esteve nesta terça-feira (25/07/23) em Erfurt, cidade natal do naturalista e biólogo Fritz Müller. Além da importância histórica, é a sétima maior cidade do país em extensão e capital do estado da Turíngia, com uma população de aproximadamente 205 mil habitantes.
O prefeito Mário Hildebrandt, a primeira dama, Sueli Hildebrandt, e o secretário de Cultura de Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, foram recebidos pelo prefeito de Erfurt, Andreas Bausewein, no Salão Nobre da prefeitura da cidade. O prédio tem mais de 500 anos e há 50 foi restaurado.
Hildebrandt reforçou a intenção de Blumenau e Erfurt serem cidades-irmãs, fortalecendo os acordos de cooperação em diversas áreas. Ele entregou um ofício pedindo a parceria para um intercâmbio de alunos blumenauenses de escolas bilíngues para a Alemanha em 2024.
O prefeito também pediu que fosse estudada a possibilidade de tombar e revitalizar a casa onde Fritz Müller morou e que as unidades de ensino da cidade possam abordar a história e trajetória do naturalista.
Andreas Bausewein também recebeu um convite em alemão para participar da Oktoberfest em Blumenau. O prefeito alemão por sua vez também o convidou para participar da abertura da festa em Erfurt, que ocorre nas praças centrais da cidade.
Segundo Hildebrandt, já há a intenção de uma comitiva alemã visitar Blumenau com uma agenda voltada a setores específicos do município. A Alemanha é uma das maiores nações do mundo e sempre se destacou com suas universidades e pesquisas. Esses intercâmbios, se bem aproveitados, podem trazer ótimos frutos em um futuro nem tão distante.
Visita a Hasselfelde
Na segunda-feira (24), a comitiva blumenauense visitou Hasselfelde, cidade natal do Dr. Blumenau. O encontro ocorreu no museu Blumenau-Museum Hasselfeld e contou com a presença do prefeito do município, Ronald Fiebelkorn e da bisneta do Dr. Blumenau, Jutta Blumenau. Hildebrandt oficializou aos alemães a intenção de transformar Hasselfelde em cidade-irmã, estabelecendo relações de cooperação em diversos setores entre as duas localidades.
Uma das principais medidas após a formalização do acordo de cidade-irmã seria a revitalização do Blumenau-Museum Hasselfelde. O local contém objetos pessoais e arquivos do Dr. Blumenau, bem como diversas referências à nossa cidade, no Brasil. Atualmente o local compartilha espaço com acervo de Hasselfelde, por isso o objetivo de Hildebrandt é criar um espaço específico, mais moderno e interativo somente com a história do Dr. Blumenau.