Região da rua Araranguá é mais afetada e recebe atenção especial.
Texto e fotos: Ana Matesco | via PMB
A chuva da noite da última quarta-feira, dia 11 de fevereiro, causou inúmeros danos na região sul de cidade, principalmente na região da rua Araranguá. Para garantir que tudo volte à normalidade, desde a manhã de quinta-feira, dia 12, a Prefeitura de Blumenau tem trabalhado para recuperar tubulações rompidas, pavimentações danificadas e fazer a limpeza das ruas mais atingidas. Para garantir a celeridade e continuidade dos trabalhos, a Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB) mantém suas equipes nas ruas neste sábado, dia 14, assim como na segunda e terça-feira, dias 16 e 17, não interrompendo os serviços durante o feriado de carnaval.
Parte das tubulações da rede coletora de água pluvial que foram rompidas na rua Araranguá, devido à grande quantidade de chuva, já foram reparadas na quinta-feira. Há outros pontos na região, como na rua Engenheiro Odebrech, onde a tubulação também foi danificada e os consertos continuam sendo feitos nesta sexta-feira, dia 13, e podem levar mais alguns dias. Concomitantemente, outras equipes da companhia dedicam-se à desobstrução das caixas coletoras, popularmente conhecidas como bocas de lobo, à limpeza das vias e ao fechamento dos buracos e recuperação da pavimentação.
Segundo Rodrigo Zanluca, gerente técnico da URB, é comum o fato de obras de recuperação de tubulação e a limpeza das vias acontecerem ao mesmo tempo. “Nosso trabalho segue ordem de prioridade para restabelecer a segurança e a mobilidade das pessoas que moram na região atingida. As condições climáticas são fatores de grande influência nessa priorização”, diz Rodrigo ao explicar a importância da desobstrução das bocas de lobo ainda nesta sexta-feira, em função das previsões de chuva para este fim de semana. Se a água da chuva não entra na boca de lobo, ela pode provocar alagamentos, danificando residências e ruas.
A previsão é de que todos os trabalhos de recuperação e limpeza da região sejam concluídos em 15 dias, caso nenhum outro grande temporal ocorra e outras áreas da cidade apresentem situação de emergência. A URB trabalha sob contrato firmado com a Prefeitura Municipal e com relação à recuperação e manutenção da cidade, responde às solicitações feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.