O que antes era apenas parte do trabalho, agora se tornou uma atitude solidária. Desde o lançamento da Campanha Lacre Solidário, funcionários que trabalham na limpeza do Shopping Park Europeu passaram a acrescentar na rotina o simples ato de retirar o lacre das latinhas, antes de jogá-las ao lixo.
A intenção de aderir à campanha partiu do departamento de Marketing e de Operações. A supervisora de limpeza, Alciria Fermino, conta que em média são seis pessoas por turno que realizam a tarefa e que agora contribuem ainda mais com a campanha. “É muito importante essa atitude, pois assim evitamos o desperdício de algo que pode ajudar tantas pessoas”, comenta Alciria.
Além de vestir a camisa da campanha no trabalho, a auxiliar de limpeza Enedir Gomes da Silva, 54 anos, tomou como hábito retirar os lacres em casa também. “Além de tudo que nós conseguimos arrecadar aqui, nós ainda pedimos para conhecidos juntarem os lacres para que a gente traga ao shopping”, comenta. Para facilitar, o Park Europeu providenciou um ponto de depósito dentro do refeitório dos funcionários. É quase impossível mensurar precisamente quantos lacres são recolhidos por dia, mas dona Enedir acredita que em média são coletados 200 lacres diariamente apenas por ela.
De acordo com a comissão organizadora da Campanha do Lacre, a expectativa é realizar a entrega de 30 cadeiras de rodas ao final do período de arrecadação, no dia 15 de outubro. Em 2013, aproximadamente 20 entidades foram beneficiadas com a ação.
Campanha já arrecadou 1.040 quilos de lacres
Lançada em abril deste ano, a terceira edição da Campanha, registra até o momento a arrecadação de 1.040 quilos de lacres, o que equivale a 11 cadeiras de rodas. Realizada pela Fundação Fritz Müller e pelo Rotary Club Blumenau Garcia a Campanha conta ainda com o apoio da Ampe Blumenau, Rede Top Supermercados, Riffel e Shoppinhg Park Europeu. A campanha existe há dois anos e já entregou um número significativo de cadeiras, proporcionando não somente um meio de locomoção, mas auxiliando na qualidade de vida dos beneficiados. Saiba mais clicando no site.
Texto: Slain Franco