Equipamentos que indicam a gravidade da dengue estarão nos AGFs de Blumenau

Os aparelhos, fornecidos pelo Governo de Santa Catarina, permitem exames rápidos que ajudam a direcionar o tratamento adequado e reduzir a sobrecarga nos hospitais.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Blumenau recebeu 20 novos equipamentos que agilizam a identificação da gravidade da dengue por meio da medição do hematócrito, um importante indicador da hidratação e circulação sanguínea do paciente. Os aparelhos, fornecidos pelo Governo de Santa Catarina, permitem exames rápidos que ajudam a direcionar o tratamento adequado e reduzir a sobrecarga nos hospitais. A distribuição será feita a partir de segunda-feira (3/02/25) em unidades de saúde das regiões do Badenfurt, Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava Central e Velha.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Esses aparelhos medem a concentração de glóbulos vermelhos no sangue, identificando sinais de desidratação ou complicações que indicam a gravidade da doença. A análise rápida permite aos profissionais de saúde decidir se o paciente pode ser tratado em casa ou precisa de internação, garantindo um manejo clínico mais eficiente e aliviando a sobrecarga nos hospitais.

A entrega dos equipamentos ocorreu na sexta-feira (31), na sede da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), com a presença de autoridades, incluindo o gerente regional de saúde, Adriano Clayton Boehme, e o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael. A iniciativa faz parte do Projeto de Hematócrito Rápido para o Estadiamento das Arboviroses e tem como objetivo aprimorar a triagem e garantir um atendimento mais eficaz aos pacientes com suspeita de dengue.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
 Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, essa triagem precoce facilita o tratamento adequado e garante que os pacientes recebam a reposição de líquidos e os cuidados necessários antes que o quadro se agrave.

Além da chegada dos novos equipamentos, Blumenau mantém ações contínuas de combate e prevenção à dengue. As equipes de controle vetorial seguem com atividades de recolhimento de entulhos e pneus, aplicação de BTI e fumacê, fiscalização em áreas estratégicas e visitas a residências e comércios para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

Confira as unidades que contarão com o equipamento a partir do dia 3:
  • Badenfurt – AGF Badenfurt e ESFs Armando Odebrecht e Geraldo Schmidt Sobrinho
  • Centro – AGF Centro e ESF Glodoaldo Lima de Amorim
  • Escola Agrícola – AGF Escola Agrícola e ESFs Jovino Cardoso e Áurea Pfuetzenreiter
  • Fortaleza – AGF Fortaleza e ESFs Ângelo de Caetano e Gustavo Tribess
  • Garcia – AGF Garcia e ESFs Maria Baumgartner e Thamara Katryne Rodrigues Schmidt
  • Itoupava – AGF Itoupava e ESFs Alfredo Hoess e Wilhelm Theodor Schurmann
  • Velha – AGF Velha e ESFs Walter Reiter e Arão Rebello