Uma solenidade na Associação de Moradores do loteamento Vila União marcou a entrega oficial de obras de pavimentação e drenagem. Ela fica localizada na Rua dos Trabalhadores, no bairro Itoupava Central, em Blumenau.
O evento aconteceu na manhã deste sábado (26/11/22) e contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, vereadores, agentes públicos, entre outros. O objetivo foi levar informações, orientações e oficinas, através de parcerias entre secretarias, setores e voluntários.
A obra contempla 7.263 metros quadrados proporciona a pavimentação em lajotas e mais rede de drenagem e sinalização, beneficiando as ruas Alfredo José Gonçalves; Quero-Quero; Luis Carlos Ferreira dos Santos; Alfonso Boaventura; Horácio João Mensor; Professor Paulo Freire; Linda Dídia Pereira; Dirlene de Lima Siqueira e Da Vila.
Uma Ação Social organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região VI – Itoupavas, permitiu aos moradores conhecerem melhor o funcionamento dos serviços. Também foram prestadas orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Cadastro Único para acesso aos Benefícios Federais, como Auxílio Brasil, além de encaminhamentos para outras políticas públicas.
A Semudes também esteve presente na Ação Social com a Gerência de Inclusão Social divulgando cursos profissionalizantes em aberto no município. A Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gesan) fez uma exposição sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura presentes em alimentos processados. E a Diretoria de Regularização Fundiária orientou os moradores sobre o processo de regularização da área.
A Secretaria da Família (Pró-Família) fez apresentação de violão, teatro e dança. A Intendência da Vila Itoupava levou a Fábrica de Gaiteiros para se apresentar. Já a Secretaria de Cultura (SMC) levou a Biblioteca Ambulante com contação de histórias.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) participou através de dois setores. O Comercial, que realizou o parcelamento de dívidas e o setor de Projetos Sociais fez sua participação divulgando a Tarifa Social da água para consumidores que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica.
Os moradores também contaram com a participação do ESF Martin Volles com teste de glicemia capilar (HGT), aferição de pressão e orientações sobre saúde. A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuiu mudas e orientar sobre o plantio, além de entregar panfletos informativos.
A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) fez uma exposição da história das enchentes em Blumenau e distribuiu materiais informativos. E a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) levou a pista educativa. O Procon Móvel também esteve na ação com serviços e orientações.
A Unisociesc também participou do evento com o curso de Enfermagem, fazendo teste de glicemia e aferição de pressão. E o Instituto Vida levou corte de cabelo, maquiagem, pintura facial, brincadeiras infantis, artesanato, dentista e advogado.