Entidade pretende atingir meta de recolher 100 toneladas de lixo do fundo do mar e de encostas

Foto: Michele Castilho.

 

 

Foto: Michele Castilho.

 

O reconhecido projeto Limpeza dos Mares retorna neste domingo (8/09/19) ao local onde começou, em 2014, na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Desta vez com o objetivo de atingir a marca histórica de completar 100 toneladas de resíduos retirados do fundo do mar e encostas.

A iniciativa da Acatmar – Associação Náutica Brasileira tem saída marcada às 9h e cada vez mais preza não somente pelo recolhimento, mas pela conscientização da população. “Temos feito muitas palestras em escolas, para incutir nos pequenos a necessidade do destino correto dos resíduos”, afirma Michele Castilho, diretora da entidade.

Porém, a entidade não acha que é motivo para comemoração. “O ideal era que o projeto nem precisasse existir. Mas são muitos os resíduos encontrados, que prejudicam a fauna e flora marinhas”, diz Michele. O mutirão conta com dezenas de mergulhadores voluntários – cujas vagas já estão esgotadas – e também pessoas em terra. “O engajamento da população faz a diferença e sem ele não conseguiríamos tanto êxito”, completa Michele.

O projeto Limpeza dos Mares iniciou em 2014 e mexe com todas as comunidades nas quais atua. Para esta edição, os interessados podem se inscrever através do site  ou pelos telefones (48) 3266-1137 e (48) 99933-0062. Aos mergulhadores profissionais interessados em participar serão disponibilizados equipamentos.

O projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, organizado pela empresa Acquanauta, com patrocínio do Fort Atacadista e apoio da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, Secretaria de Educação de GCR, Escola do Meio ambiente de GCR , Corpo de Bombeiros Militar De SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Iate Clube Veleiros da Ilha, Plastkolor, Compahia da Praia, Paulista Balões e Programa Mundo Mar.

Limpeza dos Mares – Etapa Governador Celso Ramos
Data: domingo (8/09), às 9h
Local: Praia de Palmas, Governador Celso Ramos, final da Rua dos Robalos, em frente ao posto salva-vidas