Por Diógenes Saldanha
O Blumenau e Vale Europeu Convention Bureau divulgou nesta sexta-feira (20/03/20), um estudo que estima o impacto financeiro que Blumenau e região terão com os eventos captados ou apoiados pela associação. De acordo com o documento, serão mais de R$ 12 milhões movimentando a economia da cidade, com 15 eventos a serem realizados entre 2020 e 2021.
Conforme explica o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention Bureau, Develon da Rocha, a projeção levou em conta a quantidade de público de cada evento, além do número de dias que serão realizados. No total, os 14 eventos reunirão 15 mil participantes e ficarão distribuídos em 35 dias.
Para chegar ao valor final, o estudo calcula o número de dias do evento, multiplicado pelo valor do ticket médio de R$ 300 (base utilizada pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos), multiplicado pelo número de participantes (D x 300 x Nr.Pax).
Rocha explica que isto é resultado do trabalho constante da entidade, atuando de acordo com as políticas do turismo elaboradas pela diretoria e apresentadas em janeiro deste ano aos embaixadores do turismo. “O Convention segue na busca de fortalecer ainda mais a marca da entidade junto ao trade turístico, com associados e também com potenciais parceiros para a captação de eventos para a cidade”, afirma.
Fator Coronavírus
Ciente da situação atual em que o país se encontra devido ao coronavírus, Covid-19, a diretoria do Convention está em contato com os produtores, trabalhando para que optem por adiar em vez de cancelar a realização dos eventos na cidade.
A campanha “Não cancele, adie” está sendo adotada pela Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo e Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, além de outras entidades do turismo do Brasil e também do mundo.