Por Gilsânia Cruz – Meteorologista do Epagri/Ciram
Boa parte do mês de abril tem sido marcado por dias ensolarados com poucas nuvens e temperatura alta para época do ano. A temperatura máxima e mínima está 5°C acima da média climatológica (o que esperado) na maioria das regiões, até o momento.
A explicação para o calor fora de época são os bloqueios atmosféricos que vem ocorrendo durante este mês no Oceano Pacífico. Esses bloqueios mudam o padrão de escoamento do vento na atmosfera, mantendo a mesma condição de tempo em uma determinada região no período de atuação.
O que estamos vivenciando nesta semana é intenso e tem mantido os sistemas atmosféricos instáveis com tempestades severas entre a Argentina, Uruguai e sul do Rio Grande do Sul. Por outro lado, o Estado de Santa Catarina, ou melhor, o centro sul do Brasil está sob a influência de uma forte massa de ar seco e quente que inibe a formação de nuvens de chuva e mantém a temperatura alta.
Os bloqueios são comuns no outono e é por causa deles que ocorre o veranico de maio, velho conhecido dos catarinenses. A boa notícia é que essa onda de calor está com os dias contados, no inicio da próxima semana (25 e 26/04) uma frente fria avança por Santa Catarina, trazendo chuva forte e temporais, e na sequencia declínio acentuado na temperatura devido a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.