Entenda como funciona o serviço do Procon Móvel em Blumenau

Lançado há aproximadamente uma década, o serviço tem o objetivo de ajudar quem teve problemas com cobranças indevidas, produtos com defeito e serviços mal prestados.

Foto: Prefeitura de Blumenau

Você já teve problemas com uma cobrança errada na conta de luz? Comprou um produto que veio com defeito e a loja não quis trocar? Ou contratou um serviço que não foi entregue como prometido? Situações como essas são comuns, mas muitas vezes as pessoas não sabem onde buscar ajuda.

Para quem mora longe do centro, ir até a sede do Procon em Blumenau, pode ser um desafio. O deslocamento envolve tempo, dinheiro para o transporte e, em muitos casos, conciliar com o horário de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura  criou em 2014 o Procon Móvel, que leva atendimento aos bairros e facilita o acesso da população aos seus direitos como consumidores.

Na unidade móvel, tem uma equipe e espaço para esclarecer dúvidas, registrar reclamações e denunciar empresas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. O serviço atende casos como cobranças indevidas, inclusão injustificada no SPC, descumprimento de prazos de entrega, problemas na prestação de serviços essenciais (água, luz, telefone) e defeitos em produtos.

Para ser atendido, basta levar RG, CPF e comprovante de residência. Se for registrar uma reclamação para outra pessoa, é necessário apresentar uma procuração simples, sem necessidade de autenticação, além das cópias dos documentos do representado.

Onde encontrar o Procon Móvel?

O atendimento acontecerá nas próximas quartas-feiras nos seguintes locais:

📅 5 de fevereiro – Supermercado Komprão (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 6.062 – Itoupava Central)
📅 12 de fevereiro – Rede Top Supermercados (Rua Francisco Vahldieck, 1.881 – Fortaleza)
📅 19 de fevereiro – Rede Top Supermercados (Rua José Reuter, 961 – Velha Central)
📅 26 de fevereiro – Santuário Nossa Senhora Aparecida (Rua Paris, 150 – Itoupava Norte)

⏰ Horário: das 10h às 12h e das 13h às 15h