Engenheiro em Florianópolis constrói “barco de papel” gigante e navega no mar

 

 

 

Fotos: divulgação

Em 2007, o engenheiro civil Roberto Böel Vaz, natural de Recife (PE), mas morador de Florianópolis desde 1977, colocou no mar um barco de papel gigante com 9,80 metros de comprimento. Ele foi construído com cerca de 100 quilos de caixas de papelão, colados com 46 rolos de fita crepe e depois dobradas. Para deixá-lo firme, foram utilizados vários palitos de Bambu.

A iniciativa foi chamada de projeto “Reciclar é o nosso papel” criada em 2004, quando Böel começou a fazer várias embarcações como essas, com tamanhos que variavam entre 7,0 e 9,5 metros. Infelizmente elas não duram muito tempo na água, já que o papelão amolece com a umidade, por isso só dá para aproveitar entre 10 e 15 minutos antes de afundarem.

Em 2003, Böel navegou pela costa catarinense em um barco construído com garrafas PET. Ele é técnico em Eletrotécnica (ETFSC), formado em Educação Física (UDESC), Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela UVA. Ele também cursou três anos de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina. Após vários projetos realizados, ele voltou a universidade e se formou em Engenharia de Produção Civil pela UFSC em 2005.