Encontro vai discutir sobre o projeto Gides em Blumenau

A equipe japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e os responsáveis pelas Secretarias de Defesa do Cidadão, Planejamento Urbano, Obras e Serviços Urbanos se reúnem na tarde desta terça-feira (2/01/16), para o lançamento do projeto piloto do Gides (Projeto de Fortalecimento da Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Cooperação Brasil Japão). O encontro, no Salão Nobre da Prefeitura, será às 14h, com a formulação e discussão do plano para a execução das atividades do Gides com a participação de todos os envolvidos.

Na quarta-feira, dia 3, o grupo volta a se reunir para um dia inteiro de atividades, entre elas visitas nas áreas candidatas à execução do projeto piloto. Durante os dois dias, a reunião também vai servir para a discussão e avaliação e mapeamento de riscos, além do planejamento da expansão urbana, previsão e alerta, prevenção e reabilitação. Na quinta-feira, dia 4, o encontro vai discutir novamente sobre as questões levantadas nas reuniões.

Gides

O Gides foi criado em agosto de 2013 em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica. Entre as cidades que foram escolhidas para participarem deste projeto está Blumenau, considerado um dos municípios que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais de 2008.

O principal objetivo do Gides é a formulação de estratégias de avaliação de riscos com o planejamento da expansão urbana, envolvendo a recuperação e reconstrução de ares de risco no Brasil.

Confira a programação do encontro:

Dia 2 – terça-feira
Local: Salão Nobre da Prefeitura
14h – 14h30 – discussão – apresentação
14h30 – 16h30 – discussão em grupos
16h30 – 17h30 – informe das discussões
17h30 – 18h – definição das áreas alvo para visita

Dia 3 – quarta-feira
Explicação e discussão das atividades para a execução do projeto piloto
Tem como objetivo compartilhar a forma de execução do projeto piloto entre a união, estados e municípios e esclarecer as questões existentes na execução.
08h – 8h30 – explicação e discussão das atividades – forma de execução
8h30 – 11h30 – visita a campo das áreas candidatas à execução do projeto piloto
13h – 16h – discussão em grupos
16h – 17h30 – explicação do plano de execução.

Dia 4 – quinta-feira
8h – 8h30 – recapitulação das reuniões.
8h30 – 12h – discussão do atendimento às questões.

Texto: Joni César | via PMB