Terminou na última sexta-feira (24/6/16), a vacinação contra o vírus H1N1 disponibilizada pela Secretaria de Saúde de Blumenau às crianças entre 5 anos e 10 anos incompletos. Em duas semanas, foram 10.013 crianças do público alvo vacinadas.
A extensão dos grupos da campanha de imunização da gripe A foi possível pois havia uma quantidade remanescente de mais de 11 mil doses na Vigilância Epidemiológica de Blumenau. A estratégia de ampliar a vacinação para este público também foi adotada em 2015, quando foram vacinadas 8.793 crianças.
As 49 salas de vacina do município vacinaram ao todo, desde o dia 23 de abril quando as vacinas começaram a ser disponibilidades, 154.134 pessoas dos grupos alvo. Ainda estão disponíveis nas salas de vacina doses para gestantes, crianças ntre 6 meses e menores de 5 anos que precisam realizar a segunda dose, e pessoas com comorbidade, ou seja, doenças crônicas, descobertas após o término da campanha nacional de imunização, em 20 de maio. As crianças que podem tomar a segunda dose precisam estar cadastradas em uma unidade de saúde do município.
Números da Gripe A em Blumenau
A meta de vacinação do Ministério da Saúde para Blumenau, de 80%, foi atingida já no término da campanha nacional, em maio. Como Blumenau continuou vacinando alguns grupos, atualmente foram imunizadas 88,19% das gestantes, 88,6% das puérperas (mulheres que tiveram parto em até 45 dias), 91,74% das crianças dos grupos prioritários e mais de 100% do grupo das pessoas acima de 60 anos.
Atualmente a cidade contabiliza 53 casos positivos de H1N1, sendo que desses seis pessoas morreram em decorrência da doença. Os casos suspeitos que aguardam resultado de exame somam oito.
Por Marília Prado, SECOM / Blumenau