Empresas apostam em games para treinamento dos colaboradores

As equipes devem discutir e definir a estratégia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decisões.
As equipes devem discutir e definir a estratégia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decisões.

 

Os games têm sido cada vez mais aplicados como modalidade de treinamento empresarial. Dinâmicos, eles trazem vantagens em relação aos modelos tradicionais, entre elas o engajamento dos participantes, a facilidade de aprendizagem e a percepção de aplicabilidade. Voltados a atender às diversas demandas do mercado e segmentos, assim como os diferentes níveis e cargos profissionais, do estagiário ao presidente da companhia, os jogos empresariais são progressivamente mais procurados por fazerem uma simulação da realidade e terem eficácia.

 

O Jogo dos Negócios simula uma competição entre cinco empresas que disputam em um mesmo mercado consumidor.

 

Por Karin Bendheim

O Business Game, ou Jogo dos Negócios, é um exemplo. Com foco em pensamento e planejamento estratégico, ele auxilia no desenvolvimento de habilidades nos participantes como trabalho em equipe, tomada de decisões, leitura de relatórios financeiros, entre outras. Desenvolvido pelo professor e consultor Roberto Machado em 1988, quando lecionava Administração Financeira na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), o Business Game passa por constantes atualizações para atender às empresas.

Atualmente o Jogo dos Negócios simula uma competição entre cinco empresas que disputam em um mesmo mercado consumidor. Para vencer o game os empresários devem obter os melhores índices em Market Share (fatia do mercado), lucro operacional, liquidez corrente e lucratividade sobre o capital. Cada empresa é representada por uma equipe, onde o número de integrantes varia de acordo com a quantidade de participantes.

Roberto Machado, que hoje é consultor em Gestão Estratégica e Financeira da SBA Consultores Associados e aplica o Business Game, explica que o jogo se desenvolve em três fases e em cada uma delas os participantes recebem um cenário econômico, financeiro e informações sobre o mercado. Para desconectar do mundo real e entrar neste virtual, não existe um produto específico e a moeda corrente do jogo é a Unidade Monetária (UM).

Com funciona

O jogo, realizado durante um dia inteiro, ocorre em uma sala onde as empresas, previamente identificadas, são contempladas com os participantes, que recebem as instruções de como participar, o Manual do Jogador e acesso ao cenário da fase. As equipes devem discutir e definir a estratégia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decisões em uma planilha.

Na segunda fase as equipes têm acesso a outro tipo de informação, algumas inclusive da concorrência são disponibilizadas, assim como o desempenho de cada empresa. “É muito interessante esse ponto, pois na primeira fase nenhuma empresa sabe o que a concorrente está planejando, já na segunda e terceira fases todas têm acesso a informações que induzem as empresas a entender a estratégia dos demais participantes”, conta o consultor Roberto Machado.

Durante a dinâmica, as empresas precisam levar em conta o volume do mercado consumidor para estruturar sua empresa com compra de equipamentos e matéria prima, contratação de pessoas, definição de salários, investimentos em pesquisa, desenvolvimento e marketing, além de observar as despesas fixas, depreciação para formação de preço de venda, impostos, entre outros tópicos.

Com base nas decisões de cada empresa, que serão alimentadas em um sistema, a cada etapa serão gerados relatórios como balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa, análise financeira e de mercado, mercado trabalhista, estoques, assim como a posição de cada uma no ranking. Ao término da terceira fase há o resultado da equipe vencedora de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

“Tenho aplicado o Business Games há alguns anos e o resultado é a aprovação por todos os participantes. Eles relatam que passam a ter outra percepção para os negócios e conseguem perceber oportunidades de mudanças e melhorias”, conta Roberto Machado. Além disso, ele explica que por se tratar de um game as pessoas conseguem gravar o que foi apreendido, pois contempla teoria e prática. Outra vantagem é o networking e a troca de experiências, já que as empresas são compostas, muitas vezes, de pessoas que nem se conheciam.