Entrevista, texto e fotos: Claus Jensen
O empresário Marcos Santos, de 30 anos, comprou uma loja franqueada da Domini Pizzas no Angeloni (Velha) em Blumenau, depois transferida para a Rua Almirante Tamandaré, bairro Vila Nova, próximo ao Parque Ramiro Ruediger. No início de 2016 decidiu apostar em uma marca própria, por não achar mais vantajoso o sistema de franquia.
Foi assim que nasceu a Black Pizza, que lançou em maio uma novidade: a pizza Fit. Feita com massa 100% realmente integral ,utilizando óleo de girassol e açúcar mascavo, ela tem sido uma ótima opção para quem quer manter a forma. O resultado logo apareceu. Segundo Marcos, alguns clientes que compravam uma vez por mês para se manter na dieta, passaram a pedir a cada semana.
Apesar do gosto ser diferente da convencional, um sabor surpreende: a de abobrinha. Experimentamos todos os cinco sabores e não nos sentimos com aquele “peso comum nas pizzas normais”. Você sente-se satisfeito sim, mas leve. São todas saborosas.
Conversamos com Marcos Santos essa semana para saber mais detalhes do que segundo ele é a primeira pizza Fit de Blumenau. Ele e sua família são blumenauenses, mas moram há algum tempo em Porto Belo, onde é gerente comercial de uma indústria de conservas. Sextas-feiras ele vem para Blumenau trabalhar durante o final de semana na Black Pizza, que funciona entre às 18h e 24h.
OBlumenauense: Antes você tinha a franquia da Domini Pizzas, um nome consolidado. Porque decidiu apostar na marca própria?
Marcos Santos: Nós tínhamos a franquia da Domini Pizzas que é de Balneário Camboriú. Achei que estávamos pagando para usar o nome, mas não estava mais sendo interessante. Então resolvemos mudar e criar nossa marca própria, o que não foi fácil, porque tudo que é nome já está registrado. Contratamos uma agência de propaganda e optamos pelo nome Black Pizza. Ainda não era o que eu queria, mas como já está em andamento o nosso Black Burger, um Food Truck que ficará parado em frente à pizzaria, achamos ideal ter os dois iguais.
OBlumenauense: O diferencial nas pizzas de vocês é a Pizza Fit. O que ela tem de tão diferente em relação às “normais”?
Marcos Santos: Para prepará-la, usamos a muzzarella de búfala e massa 100% integral. A maioria que dizem oferecer o mesmo, usam somente 50% de farinha integral. Se for massa integral, ela fica muito seca e quebradiça. Então a gente usa a farinha 100% integral com batata doce para homogeneizar a massa, que dá uma consistência melhor. Além disso usamos a muzzarella de búfala, que hoje é indicada pelos nutricionistas, por ter menos calorias, menos sódio, mais proteínas e ter somente 5% de lactose. Essa combinação é muito benéfica para a saúde.
OBlumenauense: Quanto tempo vocês levaram para desenvolver essa Pizza Fit?
Marcos Santos: A fórmula foi desenvolvida com uma engenheira de alimentos e nutricionistas. Levamos quase um ano para chegar ao resultado ideal. Primeiro tínhamos feito a massa com 50% de farinha integral, mas foi rejeitado pelos nutricionistas porque disseram que com a farinha branca não dava certo.
Fizemos um novo estudo para que fosse 100% integral, mas aí vimos que ela ficava quebradiça e não resultava em um produto final bom. Então tivemos a ideia de colocar batata doce na massa, que faz parte na dieta do pessoal fitness (de academia). Deu certo. Hoje temos parceria com algumas academias que estão sendo muito bem aceitas. Não é que a pizza Fit tenha menos calorias, mas é a quantidade de nutrientes e como fazer seu corpo funcionar melhor.
OBlumenauense: Hoje quantos sabores vocês tem dentro deste conceito Fit?
Marcos Santos: Temos cincos sabores da pizza Fit: atum, marguerita, brócolis, frango e abobrinha. São mais saudáveis e menos calóricos. Mas a massa integral pode ser usada para qualquer outro sabor. Temos a linha tradicional também, que é a mais forte ainda. Mas se a pessoa quiser a massa integral com queijo e muzzarella tradicional, nós também fazemos.
OBlumenauense: Vocês tem parceria com quantas academias hoje?
Marcos Santos: Temos parceria com umas 12 academias, além de três consultórios de nutricionistas que inclusive estão nos indicando para seus pacientes. O pessoal está gostando bastante e é a primeira pizza Fit em Blumenau.
OBlumenauense: Que retorno vocês tem recebido sobre a Pizza Fit em relação à normal?
Marcos Santos: As pessoas tem comentado que se sentem mais leves depois de comer a pizza. Porque quando você exagera nas pizzas com muzzarella e massa normal, logo fica estufado, as vezes com sensação de mal-estar. Com os produtos que usamos na Pizza Fit, você se sente mais leve.
OBlumenauense: Hoje vocês vendem em torno de quantas pizzas fit diariamente?
Marcos Santos: Em média são vendidas aproximadamente 15 a 20 pizzas fit por dia, enquanto de 50 a 60 das tradicionais. No tamanho grande, as pizzas fit são em média R$ 10 mais caras devido aos ingredientes. Mesmo assim é um valor bem acessível para quem pensa na saúde.
OBlumenauense: A Black Pizza trabalha todos os dias?
Marcos Santos: Sim, a pizzaria funciona das 18h às 23h todos os dias. Mas é nas sextas-feiras e no final de semana que se registra o maior movimento. O espaço aqui na loja da Rua Almirante Tamandaré, 1220, é pequeno, somente para quem faz questão de pegá-las no balcão. A grande maioria é entregue através do delivery pelo telefone (47) 3288-3242.