Imagine a possibilidade de manter a iluminação noturna de pistas de caminhada, asfalto, ciclovias e outros espaços públicos sem a necessidade da infraestrutura tradicional. Essa é a proposta do CQ Lumina, agregado fotoluminescente produzido pela Camargo Química de Pomerode (SC). O produto, composto por pigmento e resina poliéster, pode ser aplicado sobre concretos, pavimentos, pisos e ladrilhos.
Depois de uma exposição de 10 a 30 minutos à luz solar, o produto retém e devolve a iluminação em tom verde brilhante por até oito horas. Segundo a empresa, além da facilidade de aplicação, o produto se destaca por ser atóxico, renovável e não poluente.
Fábio Camargo, CEO da Camargo Química, explica que o agregado foi desenvolvido como um agente facilitador para a construção e iluminação sustentável de ambientes públicos. “O CQ Lumina segue os preceitos de produção da nossa empresa, que preza por soluções sustentáveis para a indústria da construção. Foi desenvolvido e testado no nosso laboratório para assegurar o melhor desempenho e aplicação”, diz.
Além de garantir segurança a ambientes de pouca luminosidade, o agregado também é resistente a intempéries e pode ser aplicado para fins estéticos. O produto já está disponível para distribuição em todo o Brasil.
A Camargo Química tem 15 anos de mercado e mais de 100 produtos desenvolvidos em laboratório próprio. São desde aditivos para concreto, tecnologias que reduzem a emissão de CO2 no meio ambiente até soluções de ácido biodegradáveis para limpeza do canteiro de obras. Além da sede em Pomerode (SC), a empresa possui unidades em Goiás, Pernambuco e São Paulo.