

Há 22 anos a Teclógica oferece soluções de tecnologia sob demanda para grandes empresas brasileiras como a Souza Cruz, onde tudo começou. Foi lá que ela desenvolveu soluções para gerir as operações da fabricante de cigarros, que hoje integra o grupo global BAT , composta por soluções para mobilidade e comunicação corporativa, além de uma área de produto voltada ao mercado da construção.
No DNA da empresa está também a preocupação com os profissionais. A companhia entende que investir no capital humano é fundamental para o crescimento do negócio e conta com iniciativas como auxilio graduação, auxílio para cursos de idiomas e cursos de capacitação na área, além de apoio em participação em eventos e feiras.
O reflexo, de acordo com a gerente administrativa da Teclógica, Joyce Daniela Oss Emer, foi o resultado da pesquisa de clima organizacional realizada no último ano, através da instituição Great Place to Work. “As questões respondidas pela equipe levam em consideração não só a área em que o profissional atua, mas a sua visão da empresa, como um todo. O índice de satisfação foi de 81%, o que nos deixou satisfeitos e mostrou que estamos no caminho certo”, avalia.

A gestora salienta que o próximo passo da companhia é reforçar os investimentos na gestão de pessoas e participar do Ranking Great Place to Work. “Queremos estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Buscamos disseminar a comunicação desde a diretoria até a base da empresa. Além disso, decisões estratégicas são tomadas com o apoio do grupo. Apoiamos ainda a cultura de feedback, redução de gargalos, desenvolvimento de equipes e pessoas, compartilhamento de processos e métodos. Essas ações apoiam o crescimento da empresa e nos trazem resultados diários, como um baixo índice de turnover na equipe”, conclui.
Além dessas ações, a companhia ainda realiza encontros periódicos para integração das equipes, para aliviar as tensões ou comemorar as conquistas. Uma olimpíada anual com atividades mensais tira o time do ambiente de trabalho e proporciona atividades como caça ao tesouro, boliche, arvorismo, kart e paintball.
Metodologia da pesquisa
Criado pela Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, o questionário Trust Index conta com 58 questões. O modelo utilizado é derivado da definição de um excelente ambiente de trabalho – um lugar em que: colaboradores confiam nas pessoas para quem trabalham, sentem orgulho do que fazem, e apreciam as pessoas com quem trabalham. As questões são respondidas pelos colaboradores de forma anônima. Para considerar a avaliação positiva, a empresa precisa atingir um nível mínimo de 75% de satisfação.
Com informações de Marina Melz