Há quase 10 anos, a empresa blumenauense Posthaus é um dos destaques no mercado de e-commerce. Atuando no segmento de moda no Brasil, e parceria com mais de 40 marcas brasileiras e internacionais, seus produtos são destinados ao público feminino, masculino e infantil. Em 2015, cerca de 680 mil clientes fizeram compras na loja virtual, que registrou um crescimento de 31,6%. A novidade é que em junho deste ano, após um investimento inicial de R$ 200 mil, a empresa lançou um aplicativo mobile (celular, tablet, etc), disponibilizando mais uma maneira de comprar.
A diretora comercial da Posthaus, Taisa Bornhofen, conta que antes do site ser lançado, a venda dos produtos era feita através de uma revista que os clientes recebiam em casa com as opções de produtos. Depois solicitavam os pedidos pelos correios, que era processado e enviado para o cliente. Taisa destaca que o lançamento do site em 2007, foi uma forma de chegar até o cliente de maneira mais fácil. “No meio do projeto surgiu a ideia de oferecer uma plataforma para as empresas de moda da região que não estavam no meio on-line terem uma loja dentro do portal da Posthaus, dando todo o suporte para as lojas parceiras” completa.
Questionada sobre os efeitos da crise econômica que enfrentamos no país, ela revela que um dos maiores desafios é a busca por novos clientes. Pelo momento que o mercado está passando, o consumidor tende a comprar onde está acostumado. “Estamos tendo um custo mais elevado para atrair o cliente novo. Como sempre prezamos pela rentabilidade e crescimento sustentável, a empresa recuou no investimento, criando alternativas para manter os clientes fiéis e até reativar os que não compravam há mais de um ano. A estratégia principal é nos manter saudáveis, para estarmos bem na retomada de mercado quando a crise passar”, conta.
Como o acesso à internet e a popularidade dos smartphones está cada vez maior, a tendência em comprar fica mais explícita. Mais de 50% do acesso no site já é feito através dos dispositivos móveis, por isso estão focados em investir no aplicativo Posthaus, que vem sendo desenvolvido desde outubro do ano passado.
O portal Posthaus ainda possui o selo diamante do E-bit, que é o grau de excelência nos serviços prestados conforme a avaliação dos consumidores. Com grande variedade de marcas, a empresa é uma das referências de e-commerce em moda no Brasil.