Texto: Marina Melz | Fotos: Daniel Zimmermann
Se, para muitos setores, 2015 foi um ano de queda ou estagnação, no Empório Vila Germânica os índices são pra lá de positivos. O complexo de 25 lojas localizado no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), registrou aumento no número de turistas e na movimentação dos pontos comerciais. Só no levantamento de ônibus, foram 1.557 veículos que visitaram a estrutura, 2,7% a mais do que em 2014.
Vanessa Zanetti, executiva do Empório, destaca que o número positivo é comemorado pelos lojistas. “Num ano em que o tempo chuvoso e a economia instável fez com que muita gente reduzisse os gastos com os passeios, termos crescido é, sem dúvidas, uma conquista”, comenta.
Outro ponto importante, de acordo com ela, é o crescimento na movimentação de carros de passeio. “Não fazemos o levantamento deste tipo de veículo, mas é só dar uma passada em frente à Vila e reparar nas placas dos carros e na movimentação nas lojas e restaurantes que é possível perceber que o turista está chegando também sem as tradicionais excursões”, acrescenta.
Tradicionalmente, o mês de julho apresenta um número considerável de ônibus por conta das férias escolares e também dos visitantes latino americanos – Chile e Argentina lideram a lista de países de onde vêm os turistas. Mas este ano o número foi histórico: foram 265 ônibus, enquanto em 2014 o número foi de 146.
Os trabalhos do Empório Vila Germânica este ano serão na expectativa de manter os números, mas é possível que eles cresçam. “Vemos os dois lados da recessão vivida pelo país: enquanto alguns podem deixar de viajar a passeio, outros podem optar por destinos nacionais e acabar se encantando pelo Vale Europeu”, finaliza.
Lojistas sentem aumento nas vendas
Embora não sejam catalogados como os ônibus, os carros que chegam à Vila Germânica também refletem nos números dos lojistas. E, segundo eles, o crescimento neste tipo de movimentação é ainda maior.
Clélia Inês Salva, da Butike do Turista, afirma que o faturamento em 2015 cresceu cerca de 20%, especialmente pelos visitantes que chegam de carro. “Além de gastarem mais, essas pessoas ficam mais tempo conosco. Enquanto nos ônibus há um roteiro para ser seguido e geralmente um horário mais rígido, o cliente não tem tanto tempo para escolher quanto quem vem sozinho”, comenta.
Também foi de cerca de 20% o aumento no faturamento do Empório São Jorge, que comercializa produtos artesanais e regionais. Eduardo Evers diz que esse percentual é justificado pela melhora no mix que ocorreu no ano passado e também pelo aumento no número de turistas que chegam de carro. “Esse cliente tem mais facilidade na hora de levar as suas compras – já que não depende das acomodações de avião e ônibus – e já representa cerca de 30% do faturamento da loja”, afirma.