Imagine a cena: você está no meio de uma reforma em casa, pronto para preparar a argamassa que comprou para o revestimento das paredes. Mas, ao começar o trabalho, percebe que a quantidade parece menor do que deveria.
A embalagem indica 20kg, mas a realidade mostra que o produto não está rendendo como esperado. Essa situação, que pode causar atrasos e frustração.
Para evitar problemas como esse, em que os consumidores pagam por algo que não recebem integralmente, foi desencadeada a Operação Grandes Massas em todo o país. A ação foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio dos seus órgãos delegados.
Em Santa Catarina, a fiscalização focou em produtos pré-embalados com peso superior a 15kg, como areia, argamassa, fertilizantes e ração animal, nas regiões da Grande Florianópolis, Itajaí e Joinville, durante a primeira quinzena de agosto. Os fiscais do Imetro-SC analisaram 36 lotes de produtos, dos quais 12 foram submetidos a testes mais aprofundados em laboratório.
O resultado mostrou que quatro lotes estavam fora das normas, apresentando peso inferior ao declarado nas embalagens. Foram dois de fertilizantes, um de argamassa e um de areia. Na ração animal não houve reprovação.
Os fabricantes foram autuados por comercializarem seus produtos com peso inferior ao declarado na embalagem, em alguns casos com uma diferença que chegava até a 2kg. Para garantir a transparência e a correta aplicação das normas, a perícia foi acompanhada por representantes das empresas responsáveis. Os nomes não foram informados, por isso mesmo desfocamos a identidade das embalagens que ilustram a matéria.
O ImetroSC reforça que, se você perceber qualquer irregularidade nos produtos que comprar, pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.