Há um ano, o Museu da Cerveja em Blumenau iniciou uma nova página da sua história. Criado em 1996, ele foi completamente reformulado. Além da ampliação da área, as experiências também mudaram: são oito ambientes, cada um dedicado a um ponto de vista sobre a bebida. Durante este período, visitantes de mais de 20 países já estiveram no local e tiveram acesso a informações sobre cerveja e também a respeito da relação dela com a cidade.
Para celebrar, o Museu da Cerveja oferece um presente aos moradores de Blumenau. De 1º a 30 de setembro, quem vive na Capital Brasileira da Cerveja não paga para visitar o espaço – basta apresentar o comprovante de residência. O Museu abre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, a partir das 9h.
De acordo com Ulysses Kreutzfeld, um dos sócios do Museu, a gratuidade é uma forma de agradecer ao público pela recepção nestes primeiros 12 meses. “Os moradores não só vieram, como indicaram para seus amigos que visitam a cidade para que estivessem conosco. Esta é uma forma de retribuir: ampliando as oportunidades dos moradores conhecerem a experiência que pensamos para representar a Capital Nacional da Cerveja”, diz.
Biergarten para aproveitar ao ar livre em Blumenau
Outra novidade que comemora o primeiro ano da nova fase do Museu da Cerveja é uma nova estrutura no Biergarten, que está localizado atrás do espaço, junto ao Rio Itajaí-Açú. Não há cobrança de ingressos para o local, onde é possível aproveitar um ambiente ao ar livre no Centro Histórico da cidade.
A partir de setembro, um novo cardápio será servido no local, com petiscos e lanches, que, claro, podem ser acompanhados de boas cervejas. A ideia, de acordo com Ulysses, é oferecer uma nova opção de espaço com vista para o Rio Itajaí-Açú. “Temos um espaço muito privilegiado, a sombra de uma figueira centenária, com vista para um dos pontos mais icônicos do rio e com uma vista espetacular para o pôr-do-sol. Agora, o público pode vivenciar essa experiência conosco”, diz.
O Museu da Cerveja em Blumenau fica na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro Histórico da cidade. Tanto a área expositiva quanto o Biergarten, onde não há cobrança de ingresso o ano todo, abrem todos os dias, a partir das 9h.
Mais informações estão em www.museudacervejadeblumenau.com.br.