Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 de Santa Catarina reforça sua atuação frente ao significativo aumento de turistas no estado durante o verão. Entre 24 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, as Centrais de Regulação do Samu registraram um total de 20.920 chamadas em todo o estado, um indicativo da crescente demanda por serviços de urgência e emergência.
Só na Grande Florianópolis, foram recebidas 3.940 chamadas. O ranking segue pelas regiões Norte/Nordeste (Joinville) com 3.843, Sul (Criciúma) com 3.222, Vale do Rio Itajaí (Blumenau) com 3.197, Foz do Rio Itajaí (Camboriú) com 2.975, Extremo Oeste (Chapecó) com 1.765, Planalto Serrano (Lages) com 1.191, e Meio-Oeste (Joaçaba) com 787. As principais ocorrências atendidas envolveram afogamentos, mal-estar, convulsões, abuso de bebidas alcoólicas e traumas leves.
O Governo do Estado, através da Estação Verão, está empenhado em intensificar cuidados e atenção, especialmente diante do aumento do tráfego rodoviário e dos riscos associados, bem como das preocupações nas áreas litorâneas devido à alta concentração de pessoas.
Marcos Antonio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, destaca a importância da colaboração da população: “Ao contatar o Samu, é fundamental manter a calma e fornecer informações precisas sobre o local e a situação da pessoa necessitando atendimento, para que possamos agir de forma eficiente e direcionar recursos de saúde quando necessário, conforme nossos protocolos estabelecidos.”