Eleições na Alemanha: pesquisa de boca de urna aponta 33,5% para Merker e 13% ao partido de ultradireita

Foto: Tobias Schwarz/AFP
Foto: Tobias Schwarz/AFP

 

A Alemanha está realizando neste domingo (24/9/17), a eleição que irá escolher o/a chanceler que comandará o país pelos próximos 4 anos. No sistema parlamentar, é o cargo executivo que decide os rumos do país.

A atual chanceler, Angela Merkel de 63 anos, está com 33,5% das intenções de votos, de acordo com uma pesquisa de boca de urna realizada pela emissora pública de TV ZDF. Ela faz parte da aliança conservadora formada pela União Democrata-Cristã (CDU), mas os números representam uma queda de quase 10% em relação à eleição de 2013.

Em segundo lugar, com 21,5%,  está Martin Schulz, do SPD (Partido Social-Democrata). Em terceiro, o partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), com 13,5% das intenções de votos e entrará no parlamento alemão.

Angela Merkel fez história como a primeira mulher chefe de governo da Alemanha e abriu as fronteiras a mais de um milhão de refugiados em 2015. A Alemanha é a maior economia da União Europeia, com PIB estimado em US$ 3,4 trilhões neste ano, o que a faz uma das mulheres mais poderosas do mundo.

As primeiras pesquisas de boca de urna foram divulgadas às 18h locais (13h em Brasília), hora do fechamento das 73,5 mil seções eleitorais, quando foi iniciada a apuração dos votos. Merkel votou pouco antes de 14h30min (9h30min em Brasília) na Universidade Humboldt de Berlim, onde esteve acompanhada de  Joachim Sauer, seu marido.