Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]
Na próxima quinta-feira (2/03), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar a implementação do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha. Com o objetivo de trabalhar a educação para o trânsito, o projeto vai abranger as 50 escolas de Ensino Fundamental do município.
Conforme explica secretária de Educação, Patrícia Lueders, a iniciativa já foi desenvolvida na rede municipal em anos anteriores e agora será retomada com a ampliação do público alvo, antes restrito às séries iniciais, para turmas de 1º a 9º ano. A ação consistirá na distribuição de material didático para alunos e professores com temas como segurança, educação e cidadania no trânsito, que serão abordados de forma sistematizada durante todo o ano letivo.
Blumenau é a terceira cidade catarinense com maior índice de acidentes de trânsito. Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), em 2016 foram registrados 2.831 ocorrências, com 1.708 pessoas feridas e 21 mortes. Para a secretária de Educação, a retomada do projeto é importante justamente porque “está centrada em valores e comportamentos sociais voltados para o bem comum no uso dos espaços públicos”, o que poderá contribuir para a redução desses índices. Por meio do projeto, cerca de 22 mil alunos da rede municipal serão conscientizados sobre as maneiras de tornar o trânsito seguro e, consequentemente, suas famílias.
A implementação do projeto se dará com uma palestra de sensibilização ao projeto, voltada para diretores e coordenadores das escolas da rede, que terá início às 9h do dia 2, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Após esse evento, os gestores escolares ainda passarão por encontros de formação sobre o projeto. A formação será estendida ainda aos professores que aplicarão a proposta diretamente em sala de aula.