Na sexta-feira (22/01/16) e sábado, aconteceu o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2016, no pavilhão multiusos de Odivelas em Portugal. A competição contou com mais de 3.500 atletas, vindos de toda a Europa, mas também um representante do Brasil. Edgar Guimarães que compete pela equipe A.S Team, mora em Blumenau e conquistou duas medalhas de prata no evento.
Em contato com Edgar neste domingo, ele nos retornou: “Sempre buscamos a medalha de ouro, mas duas prata no Europeu me deixaram muito feliz pelo resultado. Meu plano era voltar para Blumenau no dia 28 a tarde, mas estou aguardando o retorno de um pessoal da Suíça que me convidou para dar um seminário”.
Na categoria Pesadíssimo, ele foi derrotado por um russo, que é um grande grappler, vencedor de muitos campeonatos na Europa. O golpe que rendeu a primeira colocação ao russo, foi um estrangulamento pelas costas.
Já na categoria Absoluto, Edgar perdeu por muito pouco para um atleta português. Ele acredita que houve erro de arbitragem: “Meu oponente tinha muita força, mas pouca técnica. A luta terminou empatada nos pontos e ele com uma vantagem a mais”.
Entrevistamos Edgar no ano passado, após conquistar o título mundial em São Paulo. É uma pessoa fantástica, que ensina a técnica inclusiva para crianças a partir de três anos. Mas para trazer mais títulos e nos orgulhar mais ainda, precisa do apoio das empresas, afinal vida de atleta é dedicação total.
O primeiro contato com a técnica foi ainda na infância. Desde então, o atleta praticou diversas modalidades esportivas, como Karatê, Judô, Boxe e Muay Thai. “Quero conquistar mais títulos e também repassar todos os benefícios que o Jiu Jitsu traz para a vida pessoal e profissional”, salienta Edgar.