e-SIC é atualizado em Blumenau para agilizar demandas e reduzir burocracia

A mudança pretende melhorar a navegação, segurança e integração com plataformas municipais.

Dificuldades na busca por documentos, lentidão no processamento de solicitações e falhas na comunicação entre o cidadão e a administração pública são desafios comuns no acesso a informações governamentais. Em Blumenau, algumas dessas dificuldades podem estar resolvidas, caso tudo funcione como planejado.

A partir deste sábado (1º/02/25), a Prefeitura disponibiliza uma versão aprimorada do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que promete tornar as solicitações mais rápidas, acessíveis e seguras.

Com um novo design e navegação mais intuitiva, o sistema atualizado facilita pedidos de documentos como informações sobre licitações, plantas e cópias de interdição de terrenos. Além disso, os cidadãos agora podem acompanhar suas solicitações em tempo real, garantindo mais transparência no processo.

Outra novidade é a integração do e-SIC com outras plataformas digitais da Prefeitura, o que melhora o fluxo interno de informações e centraliza as respostas em um único ambiente. A segurança também foi reforçada, garantindo que os dados sejam fornecidos corretamente e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“As mudanças garantem que o cidadão tenha acesso ágil e claro às informações, fortalecendo a transparência pública”, destacou a controladora-geral Marli Zieker Bento.

Atualmente, o e-SIC atende cerca de 400 solicitações por ano, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a cidadania. A modernização reforça o compromisso da Prefeitura com a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Municipal nº 1074/2016), que assegura o direito do cidadão de obter dados públicos de interesse.

A nova versão do e-SIC já está disponível para acesso no portal da Prefeitura (clique aqui).


 

 


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