A Polícia Militar Ambiental de Blumenau recebeu uma denúncia anônima sobre garimpo um ilegal de ouro. Uma operação na quinta-feira (4/02/21), que contou com a Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 10° BPM, foi até o local indicado, passando por uma trilha de mata.
Dois homens foram flagrados realizando o garimpo. No momento da abordagem, um deles tentou fugir, mas logo foi capturado. Ao serem questionados, disseram que estavam procurando ouro, mas não possuíam os documentos necessários para a atividade.
Na área também havia vários equipamentos, como picaretas, marretas, ponteira, pás, alavanca, carrinho de mão e uma lupa dobrável. Foi localizado um túnel de aproximadamente 30 metros de comprimento, que segundo eles, foi construído manualmente.
Ambos foram notificados e autuados por estarem realizando uma atividade que necessita de licenciamento, além de destruição da vegetação nativa. São considerados crimes ambientais, explorar matéria-prima que pertence à União (artigo 2º da Lei 8.176/1991) e extrair recursos minerais (artigo 55 da Lei 9.605/1998), ambos sem a devida autorização legal.
O local onde aconteceu o flagrante não foi informado. Esse cuidado da PM Ambiental evita que outras pessoas acessem e destruam a região em busca de um ouro que talvez nem exista.