Na categoria geral, Weslen Bachega, representante do Vale do Itajaí, garantiu o 1º lugar, enquanto na infantojuvenil, a dupla Kyara e Thaís, do Oeste, levou a melhor. Além do troféu entregue pelo governador Jorginho Mello, os vencedores receberam R$ 20 mil e a chance de participar do espetáculo sertanejo da Camerata Florianópolis na temporada 2024/2025.
Ao final das apresentações, Michel Teló e a Camerata Florianópolis encerraram a noite com uma performance que levantou o público presente. O governador Jorginho Mello ressaltou o impacto do evento na valorização de talentos locais: “Sabemos que um empurrãozinho pode ser importante para realizar os nossos sonhos. É isso que o Santa Catarina Canta fez. Fomos buscar joias raras em todas as regiões catarinenses e agora elas têm a oportunidade de mostrar seu talento para o estado inteiro”, destacou.
O festival, lançado em abril deste ano, recebeu 1.088 inscrições, das quais cerca de 400 artistas foram selecionados para as etapas regionais. A grande final contou com participantes das seis regiões do Estado: Norte, Sul, Vale do Itajaí, Oeste, Serra e Grande Florianópolis. Os jurados avaliaram técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia.
A primeira edição do Santa Catarina Canta teve como foco o sertanejo e foi promovida pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis. O evento buscou revelar novos talentos e consolidar o Estado como um celeiro de artistas na música nacional.
Fonte: Governo de Santa Catarina