Duas Policiais Civis teriam sido agredidas por PM’s na Oktoberfest

 

O Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina com apoio da Associação dos Delegados de Polícia, divulgou uma nota de repúdio à forma truculenta e violenta com que mais de dez Policiais Militares agiram na madrugada deste domingo (21/10/18), contra duas Policiais Civis, que estavam trabalhando durante uma investigação, na Oktoberfest, em Blumenau.

Um suspeito de furto estava sendo abordado no Parque Vila Germânica, quando teriam vindo os Policiais Militares. Segundo a nota, mesmo após se identificarem como Policiais Civis, ambas sofreram agressões chutes e spray de pimenta no rosto por parte dos PM’s. Não são passados mais detalhes da motivação desse comportamento atípico da Polícia Militar.

O SINPOL-SC e a Adepol informaram que tomarão as medidas cabíveis e acompanharão o andamento desta investigação para que atos assim não se repitam. As duas entidades que assinam a nota, comunicam que prestarão todo o apoio às duas policiais civis, dando todo suporte jurídico e amparo necessário.

Uma mulher entrou em contato com o site, que prefere não se identificar na matéria, descreveu o que viu quando passou pelo local na hora do fato. “Eu vi o fato desde o início, assim que os policiais (diferente do que diz na nota, no início foram apenas 3 ou 4) foram até o local e abordaram as pessoas perguntando o que estava acontecendo. Uma das mulheres deu de dedo na cara do policial logo de início, o pegava pelo colarinho e gritava com ele sem parar, as duas estava bem alteradas ao que parecia (desconheço o motivo de ambas). Eles pediram para que elas se acalmassem mas elas continuaram agindo dessa forma. Então interviram outros policiais e a confusão aumentou. Tentaram colocar elas para fora mas sem sucesso, uma delas inclusive agrediu um dos policiais que fez a abordagem. Por conta da resistência um policial utilizou spray de pimenta.. em momento algum vi violência por parte dos policiais que atenderam a ocorrência (achei que agiram até com muita calma, opinião minha) ou os policiais que chegaram após. Inclusive haviam policiais masculinos e femininos atendendo a ocorrência, não eram apenas policiais masculinos contra as duas mulheres. Não estou aqui para defender ninguém mas pra mim que vi tudo ocorrer”.

Passamos o contato dela ao comandante do 10º BPM, tenente-coronel Jefferson Schmidt. No vídeo você pode ver o momento em que acontecem os fatos.

 

 

NOTA OFICIAL DA PM

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que a ocorrência envolvendo policiais Civis e Militares na Oktoberfest, sábado (20/10), em Blumenau, trata-se de uma situação atípica e pontual e que já está sendo apurada pelas duas instituições.

Florianópolis, 21 de outubro de 2018.

Secretaria de Estado da Segurança Pública

 

Matéria atualizada com o testemunho às 20h57min deste domingo (21)