Tem basquete catarinense na Seleção Brasileira feminina de basquete. O técnico José Neto convocou 19 atletas para a disputa do Sul-Americano de San Luis, na Argentina, entre os dias 1 a 6 de agosto, e na lista estão as atletas Leila Zabani e Maria Paula Albiero, ambas do Unisociesc / Blumenau.
O time se apresenta no dia 19 de julho, em Salto, São Paulo, onde se preparam no Centro Esportivo João Luiz Guarda até o dia 30, data do embarque para a Argentina. Destas, 12 irão para a competição.
“Fico feliz com a convocação e o reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo, não só meu, mas de todo mundo, pois seria impossível se não tivesse o trabalho de todas do time e da comissão. A gente treina muito, se esforça tanto, fica longe de família e então é um reconhecimento do trabalho e fico bem contente“, completou Leila que já foi convocada em outras oportunidades, mas não integrou o grupo que foi à competição.
A convocação se dá na semana em que o Unisociesc / Blumenau estreia nos playoffs da LBF contra o Vera Cruz Campinas, nesta quinta-feira (30), no Ginásio do Galegão em Blumenau. A partida é a primeira da série melhor de três jogos que define vaga para as semifinais do torneio. A equipe terminou na quinta-colocação geral com 11 vitórias e 7 derrotas. Além das recém convocadas Leila e Maria Paula, o time conta com Vitória Marcelino e Luana, atletas que chegam após disputarem a Copa do Mundo 3×3 com a seleção que ficou no 10º lugar.
A participação do Unisociesc / Blumenau na LBF 2022 tem o apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.
Início de Ciclo Olímpico
A convocação conta com boa parte da base da equipe que disputou o último Pré-Mundial, em Belgrado, com nomes como Débora Costa, Alana, Tainá, Ramona, Patty, Mariane, Rapha Monteiro, Stephanie Soares, Érika, Aline e Kamilla. A lista também tem o retorno da pivô Clarissa dos Santos. E conta com outras atletas que têm se destacado nesta LBF, como Carina, Maria Albiero, Gabriella Soares, Leila, Sassá, Emanuely e Letícia Josefino. Por estar em ação com o Minnesota Lynx, na temporada regular da WNBA, Damiris Dantas foi liberada.
“O Sul-Americano é uma competição importante para nós, pois é a porta de entrada para o caminho rumo à Paris. Sendo assim, vamos construir este caminho pautado na aplicação da proposta de jogo que estamos trabalhando desde 2019. Acredito que desta maneira podemos atingir os objetivos propostos para todas as competições durante este caminho. Vamos para a Argentina para brigar pelo título da competição. Este vai ser o foco desta primeira etapa”, falou o técnico José Neto ao site da Confederação Brasileira de Basketball.
