Dois times blumenauenses irão participar do I Campeonato Sul Brasileiro de Basquete 3X3

1-campeonato-Basquete_3x3

Fotos e entrevistas: João Paulo Taumaturgo | Texto final: Claus Jensen

O Basquete 3×3 é uma versão do basquetebol jogada por dois times formados por três jogadores. Em Blumenau conquista cada vez mais adeptos, que começam a praticar o esporte na ruas, quadras de praças, etc …

Atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; se uniram para organizar o I Campeonato Sul Brasileiro de Basquete 3X3. Serão 3 etapas de classificação em outubro e a grande final, no dia 13 de dezembro em Rio do Sul. As regras de jogo, pontuação, limite de faltas são as mesmas estabelecidas pela FIBA (Federação Internacional de Basquete).

A primeira etapa acontece neste domingo (11) na cidade de Erechim/RS. As próximas duas serão no dia 18 (Domingo) em União da Vitória/PR e Rio do Sul/SC.

Blumenau terá dois times participando do campeonato. O primeiro time é “Mais Amor Green Place”, formado pelos jogadores Jean Richard Reinhold, Jaison Freiberger, Henrique Tomio e Álvaro Felix. O outro é All Team, onde jogam Rafael Rodrigo Kurek, Marcelo Alessandro Kurek, Bruno Lazares e Leandro Lovcke.

O João Paulo Taumaturgo conversou com dois jogadores do time Mais Amor Green Place, que estavam treinando no Ginásio do EBM Machado de Assis.

Basquete_3X3_02

Para Jaison Freiberger, a modalidade de basquete 3X3 está ficando cada dia mais popular com muitas pessoas praticando. Geralmente são patotas como essa, que encontramos no EBM Machado de Assis, outras no Colégio Pedro II, a maioria delas envolvidas no campeonato. Um dos incentivos acabou sendo o grupo de WhatsApp criado por Marcelo Spliter, com mais de 50 pessoas envolvidas.

“É a primeira vez que estou treinando para um campeonato. Nossa expectativa é ficar entre os quatro primeiros colocados. Infelizmente não temos nenhum apoio, mesmo assim treinamos três vezes por semana, quando é possível. Temos nosso trabalho e não vivemos disso”, finaliza Jaison.

 

Basquete_3X3_01

Jean Richard, o popular Top, também considera a aceitação da modalidade cada vez maior. Na sua opinião, os canais de esporte onde passam os jogos da NBA ajudam a divulgar o Basquete 3X3. “Hoje passam jogos todos os dias, isso acabou incentivando muita gente para ir à rua, praças e quadras de colégio para se unirem e jogarem, coisa que já se vê muito em Blumenau” comenta. Ele também considera fundamental o espaço no Parque Ramiro Ruediger.

O esporte ainda se consolida e só agora entrou nos planos da FIBA (Federação Internacional de Basquete), dando ao Basquete 3X3 suas próprias regras. Isso acabou se mostrando uma oportunidade de treinar para quem não é sócio de um clube ou consegue uma quadra. A modalidade ainda tem não idade nem categoria.

A partir desta quinta-feira (8), os jogadores vão tentar conseguir patrocínio para pelo menos pagar o custo do uniforme e transporte até Erechim/RS. Eles buscarão apoio inicialmente de quem se identifica com o basquete. Jean lembra que estarão levando o nome de Blumenau para um evento sul brasileiro. “Estamos com um ótimo time, que tem o Curreca, e representa muito bem a cidade. Nós vamos chegar lá e ganhar”, fala com muito otimismo.