Nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 18h30 no auditório do Bloco T da Universidade Regional de Blumenau (FURB) será realizada a exibição do documentário “Enchente: o Outro lado da Barragem Norte”. Estarão presentes membros da comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng, que são afetados diretamente pela operação da estrutura de prevenção de cheias.
O objetivo desse evento é criar um espaço de debate com a comunidade acadêmica e população regional sobre as consequências que a Barragem Norte causa na vida dos indígenas.
Nas enchentes que afetam o Vale do Itajaí a Barragem sempre é assunto de grande polêmica, já que causa atrito com a comunidade local. Esse documentário busca retratar o lado do povo Laklãnõ/Xokleng nesta história.
Você pode conferir o teaser do documentário:
O documentário “Enchente: o Outro lado da Barragem Norte” e essa atividade são uma iniciativa do NEI – Núcleo de Estudos Indígenas, o Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN, com a parceria do CCHC – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação e Projeto de Extensão “Vozes e Saberes Indígenas: tempos, espaços e lugares interculturais na diversidade da Educação Básica” – GPEAD/FURB.
Para saber mais informações sobre o evento, você pode conferir a entrevista da Coordenadora do NEI/FURB Georgia Fontoura para a ANEXU – Agência de Notícias de Extensão Universitária, neste link.
Exibição do documentário “Enchente: o Outro lado da Barragem Norte”
Data e horário: quinta-feira (26) às 18h30min
Local: Câmpus 1 – Auditório Prof. Rivadávia Wollstein – Bloco T – Sala 110
Por Richard Ferrari, da FURB