DNIT doa locomotiva de 1949 para município de Santa Catarina

Modelo Santa Fé nº 207 movido a vapor foi fabricado na República Tcheca.

Foto: divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a prefeitura de Lauro Müller, localizada no sul de Santa Catarina, deram um passo significativo rumo à preservação da história econômica e social da comunidade local. Na semana passada, o DNIT firmou um acordo de doação com o município, cedendo uma locomotiva a vapor do tipo Maria-Fumaça, que será integrada ao acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro de Lauro Müller.

O modelo Santa Fé nº 207 foi fabricado em 1949 na República Tcheca, tem 19,5 metros de comprimento e pesas 180 toneladas. Essa locomotiva também conhecida como Maria-Fumaça, foi utilizada durante anos para transportar carvão mineral pela ferrovia Tereza Cristina até o Porto de Imbituba.

A doação realizada pelo DNIT representa uma oportunidade de preservar a história de Lauro Müller, especialmente relacionada à economia do carvão, considerada a primeira riqueza do município e ainda um fator crucial para o desenvolvimento local. A incorporação desse importante maquinário ao patrimônio cultural da cidade ajudará a manter viva a tradição ferroviária e se tornará um atrativo turístico.

Antes de ser exposta no Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, a locomotiva passará por um processo de reforma estrutural, que incluirá a substituição de peças e a pintura necessária. A doação desse bem, avaliado em R$ 110 mil, foi realizada em conformidade com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo sua devida preservação.