Texto: Talita Catie
O Procon de Blumenau divulgou nesta quarta-feira, dia 18 de março, a Lista de Reclamações Fundamentadas de 2014. O documento apresenta, além dos números de atendimentos do ano passado, o ranking das empresas e serviços mais reclamados na cidade e os índices de resolução do órgão. O levantamento completo pode ser conferido no site da Prefeitura.
Durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014, 4061 processos administrativos foram abertos no Procon de Blumenau. Destas, 2656 foram finalizados com solução e 173 sem solução. Outros 1232 processos seguem em trâmite no órgão municipal de defesa do consumidor. Com estes números, o índice de resolução do Procon ficou em 93,88%. O cálculo tem por base os parâmetros da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, onde são excluídos os processos em tramitação por não haver definição quanto à situação de resolução.
A telefonia fixa ocupou o topo dos assuntos mais reclamados do ano passado, com 614 processos. Em seguida, a TV por assinatura, que teve 522 reclamações. O terceiro lugar ficou com as instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, com 506 processos abertos. A telefonia móvel, que em 2013 estava no segundo lugar da lista, em 2014 passou para a quarta posição, caindo de 609 reclamações para 481.
Assim como em 2013, empresa Brasil Telecom/Oi S.A. segue como a mais reclamada em Blumenau, com 631 processos. O número é inferior ao do ano retrasado, quando chegou a 883 reclamações fundamentadas. Apesar do alto índice, a operadora lidera a lista de resolução de demandas, com 98,86% de solução dos problemas apresentados pelos consumidores. A TIM S.A. ficou na segunda posição das mais reclamadas com 239 processos, dos quais 175 já foram solucionados. A terceira posição ficou com a NET, que obteve 212 reclamações, 85 a mais do que em 2013. Juntas as três empresas somam 1082 processos administrativos.
O coordenador do Procon, Alexandre Caminha, avalia como positivo o balanço. “A cada ano a comunidade está mais ciente de seus direitos”, afirma. A divulgação da Lista de Reclamações Fundamentadas é uma obrigação legal e serve de prestação de contas para a comunidade sobre o trabalho do Procon. Além disso, ela possibilita aos consumidores identificar empresas que têm alto índice de reclamação, bem como as que estão se comprometendo em resolver as demandas com maior celeridade para não terem o nome divulgado no levantamento.
Saiba Mais
Em 2014, o Procon de Blumenau realizou, em média, 1.700 atendimentos pessoalmente (sem contar por telefone), totalizando aproximadamente 20.400 no ano, incluindo intendências, sede e unidade móvel. Além disso, com a adesão do município à Carta de Informação Preliminar (CIP), mais 1932 reclamações foram registradas sem a necessidade de abertura de processos administrativos. O processo é realizado todo via internet e dá mais celeridade na resolução das demandas dos consumidores. Com esta ferramenta, em 2014 o número reclamações solucionadas com sucesso foi de 1449.
via PMB