Na tarde desta segunda-feira (29/01/24), um encontro no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt, marcou mais um passo na concretização do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB). O projeto visa fomentar o desenvolvimento urbano, econômico e social.
Na oportunidade, foi apresentado o resultado da Masterplan, uma oficina participativa realizada no final do ano passado, trazendo ideias e propostas para a implementação do distrito próximo ao Centro de Inovação de Blumenau (CIB) e ao campus 2 da Furb, localizados no bairro Itoupava Seca.
Além do prefeito, participaram do encontro a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda, e de Planejamento Urbano, Éder Boron, além de representantes da Furb, do Sebrae, de empresas de tecnologia e do Sindilojas.
O encontro discutiu oito sugestões colhidas junto à comunidade na oficina. Esses dados devem ser finalizados até o fim de março, para depois o projeto do DIB ser elaborado e submetido à Câmara de Vereadores para aprovação.
Valdecir Mengarda enfatizou a importância de já começar a estimular projetos e ideias para transformar a área, incentivando a instalação de empresas locais e de outras cidades. Discussões sobre possíveis isenções fiscais estão em andamento, com foco na criação de um ambiente favorável para as empresas, promovendo sua integração ativa no projeto.
O prefeito Hildebrandt destacou o papel crucial do DIB em debater soluções para toda a cidade, alinhando-se com práticas observadas em outros locais ao redor do mundo. Segundo ele, uma cidade inteligente deve pensar de forma integrada, envolvendo governanças, poder público, iniciativa privada, instituições educacionais e a sociedade civil organizada.
A criação do Distrito de Inovação é vista como um movimento para unir forças em busca de soluções abrangentes para a comunidade. mbora o DIB ainda esteja em fase de planejamento, Hildebrandt reconhece a importância de identificar prioridades na área do distrito para iniciar trabalhos preliminares.
Distrito de Inovação de Blumenau
O distrito é uma ação conjunta da Prefeitura com diversas entidades, como a Furb, CIB, Instituto Gene, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e tem como intuito buscar a articulação de três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.
O objetivo do DIB é de construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal. A exemplo do @22Barcelona e Vale do Silício, o DIB pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa e do conhecimento, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.
Com a implantação do DIB dentro das limitações dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder, o empreendimento estará inserido em uma região de crescimento na cidade, composta pelo Centro de Inovação Blumenau, a Furb, o Instituto Gene, a Blusoft, a Fundação Fritz Muller, o Senai, o Oficina Café Coworking, indústrias de grande porte como a Cremer e a Altona, escolas, vários comércios e serviços, além de um alto índice de residências.