Fotos: Michele Lamin
A distribuição de merenda escolar em Blumenau, tem um sistema de controle biométrico, que permite ter uma noção precisa de quantos alunos a consomem. Segundo a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, isso contribuirá para uma melhor gestão e controle dos recursos, evitando desperdícios.
Com o novo sistema, crianças do quarto ao nono anos recebem a refeição mediante a identificação das digitais. Já os alunos do pré ao terceiro ano serão identificados inicialmente por um cartão. Nesta primeira etapa, a prefeitura adquiriu 28 aparelhos, com um investimento de R$ 98 mil. Algumas escolas, com maior número de alunos, receberam dois instrumentos para o cadastro das digitais.
O sistema já começou a ser implantado em julho nas escolas municipais com a aquisição dos aparelhos, que primeiro passaram por uma fase de testes. As equipes gestoras das unidades também receberam capacitação para lidar com o aparelho.
O contrato com a fornecedora tem validade de um ano, prorrogável por mais cinco. Ao longo deste período, a prefeitura deverá adquirir outros 44 aparelhos, totalizando 71, com um investimento final de mais de R$ 250 mil.
Nesta quinta-feira (17/8/17) a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançará oficialmente o sistema que será utilizado inicialmente em 20 escolas municipais. A solenidade será às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, na Praça Victor Konder, Centro.
A Semed serve em média 1,2 milhão de refeições por mês para os alunos regularmente matriculados na rede municipal, conforme prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio desse programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo federal repassa anualmente os valores correspondentes à alimentação para 200 dias letivos, de acordo com o número de matriculados no município.
Confira as escolas que possuem o controle biométrico
- EBM Alberto Stein
- EBM Almirante Tamandaré
- EBM Anita Garibaldi
- EBM Conselheiro Mafra
- EBM Felipe Schmidt
- EBM Francisco Lanser
- EBM General Lúcio Esteves
- EBM Henrique Alfarth
- EBM Lauro Müller
- EBM Leoberto Leal
- EBM Lore Sita Bollmann
- EBM Machado de Assis
- EBM Pedro I
- EBM Prof. Friedrich Karl Kemmelmeier
- EBM Prof. João Joaquim Fronza
- EBM Profª Norma Dignart Huber
- EBM Quintino Bocaiúva
- EBM Vidal Ramos
- EBM Visconde de Taunay
- EBM Whilhelm Theodor Schürmann
Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith, da PMB