O Disque Eleitor, da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, registrou cerca de 500 ligações na manhã deste domingo (26) de eleições. A possibilidade de votar em trânsito foi uma das dúvidas mais registradas pelas atendentes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
“Muitos querem saber se podem votar em trânsito, mas o serviço somente foi habilitado para quem se cadastrou até 21 de agosto”, explica a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins.
Desde que iniciou o atendimento aos eleitores, no dia 25 de setembro, o serviço já registrou quase nove mil ligações. Somente no domingo de primeiro turno foram registradas mais de seis mil ligações. O atendimento será realizado até às 19 horas de hoje pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita.
Segundo Simone, muitos eleitores ligam para saber por que seus nomes não constam no local de votação e para fazer denúncias, como a de boca de urna. “Neste caso, orientamos que o eleitor ligue para a policia pelo telefone 190”, destaca. Outras dúvidas freqüentes são sobre o local de votação e como justificar a ausência às urnas.
Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.
Outra opção para encontrar as informações é acessar a Seção de Tira-Dúvidas, no site do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br), onde uma série de dados está disponível.
Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC