Diretor da Defesa Civil fala sobre as ocorrências por causa da chuva e a previsão do tempo

Adriano da Cunha, Diretor da Defesa Civil de Blumenau
Foto: Claus Jensen / Arquivo
Foto: Claus Jensen / Arquivo

 

A média de chuva acumulada desta quinta-feira (3/03/16), foi de 65mm nas últimas 24 horas em todo município. Em algumas regiões, como a da Velha e Garcia, ocorreram pontuais de 100mm, como foi o caso da Nova Rússia. O nível do Rio Itajaí Açú já aumentou 1,17m desde a zero hora até às 11h, quando foi realizada a última medição.

Esta condição de tempo é resultado da formação de um ciclone no Sul do Brasil, que aos poucos se afasta para o oceano, favorecendo melhorias nas condições de tempo a partir da tarde e noite desta quinta-feira. Conversamos às 10h330min com o diretor da Defesa Civil de Blumenau, Adriano da Cunha, para saber saber mais detalhes sobre as ocorrências no município e qual a previsão para os próximos dias.

 

Queda de árvore no bairro Victor Konder | Foto: Cristiano Carlos Baifos

 

OBlumenauense: Quais foram as principais ocorrências registradas pela Defesa Civil por causa das chuvas?

Adriano da Cunha: Foram registradas duas quedas de árvores, uma na Rua Max Hering (Victor Konder) e outra na Rua Joaquim Antônio Pachêco (Vila Formosa). Também ocorreram duas quedas de muro, uma na Rua Regente Feijó (Itoupava Seca) e outra na Rua Guarapari (Progresso). Na Rua da Glória, aconteceu um deslizamento em via pública. Esses foram os relatos de ocorrências informados para a Defesa Civil de Blumenau. Sabemos que algumas ruas ficaram alagadas, mas não foram informadas para nossa equipe.

 

Ribeirão Garcia na Rua Emilio Tallmann, bairro Progresso. Foto registrada às 10h30min por Luciano Bernz
Ribeirão Garcia na Rua Emilio Tallmann, bairro Progresso. Foto registrada às 10h30min por Luciano Bernz

 

OBlumenauense: Qual é a previsão em relação a chuva para os próximos dias?

Adriano da Cunha: A chuva deve oscilar entre momentos de maior intensidade e dando uma trégua. No final da tarde desta quinta-feira (3), o tempo deve estabilizar ou teremos um período maior sem chuva, o que nos tranquiliza um pouco. Apesar dos acumulados nas últimas 24h serem bem altos na região sul, onde chegou a 100 mm na Nova Rússia e 93mm no Jordão, a média geral do município se manteve em 65 mm.

Em outras regiões de Blumenau choveu menos, como por exemplo na Itoupava Central, com acúmulo de 49mm. A frente fria atingiu mais a região sul do município, além do Litoral Sul do Estado. Por isso a chuva intensa se concentrou mais em regiões como Velha e Garcia. Mas a previsão é de que a partir de hoje e amanhã, já deve haver uma melhora.

OBlumenauense: O Epagri/Ciran e o próprio AlertaBlu preveem pancadas de chuva para esse final de semana. Elas podem ser na mesma intensidade das que caíram nas últimas horas?

Adriano da Cunha: Pelo que o AlertaBlu, nosso sistema de meteorologia,  nos passou, teremos chuva nesse final de semana, mas não tão intensa, com grande volume. No entanto, em virtude do solo já estar saturado e o volume acumulado de chuva ter sido grande, solicitamos que a população fique atenta, porque há risco de deslizamentos.

OBlumenauense: Quais são as médias de chuvas dos últimos dois meses?

Adriano da Cunha: Em fevereiro é 180 mm, mas ficou acima da média, como deve ocorrer também nos próximos três meses. Em março, a média é de 160mm, no entanto já choveu em um dia 65mm em Blumenau. De janeiro a março, as chuvas são comuns por causa do calor e das pancada típicas do verão, o que geralmente deixa a média mensal maior.

 

Chuva_24h_3-02-16_tabela