sexta-feira, 30 julho 2021
InícioTrânsitoDiminui número de motoristas notificados por embriaguez na Oktoberfest

Diminui número de motoristas notificados por embriaguez na Oktoberfest

Os números apontam uma diminuição de motoristas notificados por embriaguez em Blumenau durante a Oktoberfest. Dos 63 bafômetros realizados no período, 37 motoristas (41.20%) receberam notificações por dirigirem alcoolizados. Números inferiores aos do ano passado, quando 108 exames de etilometria foram feitos e 96 notificações (88.88%) aplicadas por embriaguez. Segundo Ivonei Leite, chefe da Guarda Municipal de Trânsito, o índice é resultado do aumento da fiscalização e do pedido para que as pessoas não assumam a direção quando ingerem bebidas alcoólicas. “Acredito que as pessoas assimilaram nosso pedido, tanto é que a Guarda de Trânsito não observou a necessidade de realizar tantos bafômetros, mas é preciso que as pessoas tenham mais consciência e não assumam a direção quando consomem bebida alcoólica”, afirma ele.

A Oktoberfest deste ano foi marcada pela conscientização do consumo de bebidas alcoólicas. Várias ações foram efetuadas pela Escola Pública de Trânsito dentro do Parque Vila Germânica. A organização da festa fez mudanças importantes para a educação do público, incluindo chope sem álcool em todos os pavilhões e substituindo o chope pilsen comum pelo chope sem álcool nas competições do Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. A divulgação deste concurso é diária e alcança repercussão nacional. “Acreditamos que oferecendo bons exemplos através da mídia, podemos colaborar na conscientização das pessoas para a realidade de que álcool e direção não se misturam”, ressalta o presidente da Vila Germânica Ricardo Stodieck.

Menos índice de acidentes em quatro anos

A Guarda Municipal de Trânsito, em conjunto com a Polícia Militar, realizou 29 operações no período da festa, oito operações a mais do quem em 2012. As ações ocorreram em diversos pontos da cidade, inclusive nas proximidades do Parque Vila Germânica, como nas ruas João Pessoa, Antônio da Veiga e Sete de Setembro. O número de veículos fiscalizados também aumentou. Somente durante a Oktoberfest deste ano foram 4.086 veículos abordados, enquanto no ano passado 3.030. Outro dado positivo sobre o trânsito durante a festa, é que o número de acidentes no perímetro urbano de Blumenau diminuiu. Em 2012 foram registrados 262 acidentes, quando neste ano foram 249. Dos últimos quatro anos, este é o menor índice. No ano de 2010 Blumenau teve 279 acidentes, 30 a mais do que em 2013. O número dos acidentes com vítimas também foi menor este ano. A GMT registrou 79 acidentes com vítimas, já em 2012 foram 98. Para o presidente do Seterb, Sérgio Chisté, as ações de conscientização do programa Vila Segura, o incentivo ao uso do transporte coletivo e do táxi, e a fiscalização, foram fatores que contribuíram para a diminuição dos acidentes e de motoristas embriagados.

Texto deJuliana Damian Silva

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS