Digitalizadas todas as edições do Blumenauer Zeitung, o 1º jornal de Blumenau

Blumenauer-Zeitung_01

 

No dia 1º de janeiro de 1881, começou a circular na cidade o jornal Blumenauer-Zeitung, primeiro periódico editado em Blumenau. Escrito em alemão, a última edição foi impressa em 2 de dezembro de 1938, registrando 57 anos de nossa história. O veículo foi fundado por Hermann Baumgarten, que mais tarde se transformou em uma das maiores gráficas do país, sediada na cidade.

Blumenauer-Zeitung noticiou a emancipação política da cidade, presenciou a entrada de Blumenau no século 20, narrou os conflitos que culminaram na Primeira Guerra Mundial, a Revolução de 30, publicou no idioma alemão o romance “O Guarani” de José de Alencar, além da ascensão do regime totalitarista na Alemanha, e sempre enriqueceu a publicação com notícias locais. “, destaca o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio João Zimmermann Neto.

 

Blumenauer-Zeitung_02
Historiadora e diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry; e Sylvio Zimmermann, Presidente da Fundação Cultural de Blumenau

 

Na última semana, foi finalizado o processo de digitalização das 18.025 páginas, que reuniram todas as edições impressas do periódico. O trabalho foi feito por uma empresa paulista, num processo que levou em torno de quinze dias para ser finalizado. “Ainda é muito cedo para mensurar a importância deste legado para a sociedade. A digitalização do periódico “Blumenauer Zeitung” desvenda aproximadamente 6 décadas da nossa história. Encontram-se registros do próprio colonizador, o Dr. Blumenau, que a época ainda vivia aqui. Pesquisadores e pessoas da comunidade que tiverem interesse em acessar o conteúdo do jornal podem se dirigir ao Arquivo Histórico Municipal, da Hemeroteca “Hermann Baumgarten”, localizado na Fundação Cultural de Blumenau.

A digitalização permite uma busca mais rápida e também o envio on line dos documentos, além de evitar possíveis danos causados durante o manuseio das antigas publicações. Para o presidente da FCBlu, Sylvio João Zimmermann Neto, “as pesquisas trarão novas luzes sobre diversos aspectos do desenvolvimento da nossa sociedade e trarão para a análise e para o debate uma série de fatos e registros históricos. Trata-se de uma testemunha do nosso passado que em última análise também nos brindará com advertências para o futuro.”

O acervo da Hemeroteca é composto por diversas coleções de periódicos, editados em Blumenau e região, que já estão digitalizados e permitem acesso facilitado à população.

Com informações de Aline Soares, da Prefeitura Municipal de Blumenau.