Diego Pereira conquista vice-campeonato no Sul-Americano de Karatê

Atleta blumenauense assegurou a vaga no Pan-Americano após destacar-se em Santa Cruz de la Sierra.

Foto: Vanderlei de Oliveira

O atleta Diego Pereira, da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Tell Alimentos/SME Blumenau, sagrou-se, nesta quinta-feira (28/06/24) vice-campeão do Campeonato Sul-Americano, pela categoria Sub-21 até 75 quilos. Como resultado, o blumenauense garantiu vaga para representar o Brasil no Pan-americano, em agosto, em São Bernardo do Campo (SP).

Diego fez quatro lutas, vencendo atletas da Colômbia, Venezuela e Chile. A final foi contra o outro representante do Brasil. Pelo regulamento, cada País pode levar dois integrantes por categoria. Na avaliação do karateca, por ser uma categoria a qual está estreando, o resultado pode ser considerado positivo. “Antes eu lutava na até 84 quilos, na atual, exige adaptação, por uma categoria que exige muito a velocidade, o físico, por ter atletas mais rápidos”, detalha Diego.

Sobre os adversários os quais enfrentou, Diego comenta que o nível técnico se equivale. “São atletas ágeis, o que exige muita concentração. O que aliás é uma característica da categoria”, analisa. “Agora o foco é o Pan-Americano. A preparação será diferente, já que teremos mais adversários, como dos Estados Unidos, Canadá e da América Central”, detalha.

Para o treinador Vanderlei de Oliveira, a medalha de prata conquistada por Diego, representa o resultado do trabalho que vem sendo feito pela comissão técnica da ABK. “Vamos elaborar novas estratégias de lutas e direcionar a sua preparação para o Pan-Americano”, antecipa o técnico.

Mais blumenauense

Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, quem defende o Brasil no Sul-Americano, é Pedro Tavares. O carateca disputa o campeonato pela categoria Cadete até 63 quilos e terá como primeiro adversário na luta por uma medalha, o representante do Peru. “É uma competição difícil, ainda mais sendo de lutas eliminatórias. Mas estou focado e espero conseguir um bom resultado”, diz o karateca.


 

 


Karsten abre as portas da fábrica para visitação com a Makuka