Dias de chuva provocam estagnação no sistema Área Azul

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

Texto: Juliana Damian Silva

Os motoristas que utilizam a Área Azul em Blumenau encontram dificuldades para estacionar seus veículos em dias de chuva. Isso acontece porque em dias assim o monitoramento fica prejudicado e as monitoras acabam não circulando. Por conta disso, os usuários costumam ocupar as vagas por mais tempo que o permitido, ou seja, por mais de duas horas. A dificuldade de encontrar uma vaga para estacionar em dias de chuva prejudica o usuário do sistema e também o movimento do comércio. Esta realidade colaborou para que o Seterb empreendesse estudos buscando modernizar o sistema.

O instalador hidráulico Elton Rodrigo Senger, de 32 anos, utiliza diariamente o estacionamento rotativo no Centro e tem dificuldade em encontrar vagas nos dias chuvosos. “Tem que ficar procurando e olhar atentamente para não perder a vaga quando um veículo estiver saindo”, diz. Mesma situação também é observada por Simone Wagenknecht, de 40 anos. “Tem que ter paciência e ficar procurando”, fala. Pelo menos uma vez por semana a empresária utiliza o estacionamento rotativo e reclama da grande dificuldade em dias chuvosos. O maior problema do monitoramento nesses dias, é que a papeleta amarela colocada pelas monitoras no vidro dos carros acaba prejudicada quando molhada.

Flávio Amorim, 50 anos, tem uma padaria e confeitaria há 17 anos na rua XV de Novembro e defende o estacionamento rotativo, mas acredita que o sistema de monitoramento em Blumenau está ultrapassado. “É preciso achar meios mais eficazes e práticos”, afirma. Ele diz que os dias de chuva são horríveis para estabelecimentos comerciais. “Nosso movimento cai muito porque não tem giro de veículos nas vagas”, argumenta. Atualmente, a frota de veículos em Blumenau é de cerca de 240 mil. Somente no mês de julho, em torno de 3.500 novos veículos foram emplacados na cidade, segundo dados do Ciretran.

via PMB