Fotos: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime
Neste ano foram registradas 67 mortes na BR-470, no trecho que passa pelo Vale do Itajaí, entre Navegantes e Pouso Redondo. A melhor homenagem à todas essas pessoas que perderam a vida, seria a duplicação, mas também não adianta sem mais conscientização no trânsito.
E foi isso que o Memorial à Vida, inaugurado ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-470, quis lembrar na manhã deste domingo (20/11/16). O monumento é uma iniciativa da PRF de Blumenau em parceria com o movimento Maio Amarelo, coordenado por Márcia Pontes. A data também era o terceiro domingo de novembro, que desde 2005 marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.
A intenção da placa de mármore de 1,5 tonelada onde está gravada uma oração, é lembrar aos motoristas que eles devem ser os maiores colaboradores para a redução das tristes estatísticas de vítimas no trânsito. No evento esteve presente o padre João Bachmann, familiares de vítimas e outras pessoas da sociedade organizada, que rezaram e se emocionaram ao lembrar de tantos que partiram de forma prematura.
Além da Polícia Rodoviária Federal que está instalada no local, participaram da solenidade a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, agentes de trânsito, Escola Pública de Trânsito, grupos de ciclistas, motociclistas e pedestres. Logo depois, ocorreu uma abordagem educativa em que os motoristas assistiram a um vídeo de um minuto sobre a importância de prevenir os acidentes.
No período da noite, foi celebrada uma missa na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau. Entre os presentes, estavam o Presidente e Diretor do Seterb, Carlos Lange; o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que também perdeu seu irmão em um acidente de trânsito na BR-470. Agentes de trânsito participaram da cerimônia religiosa, que entraram na catedral carregando flores.