Muitas pessoas nem imaginam que o dia 8 de novembro, foi um dia triste para a história de Blumenau na metade do século passado. Na noite dessa data em 1958, um incêndio destruiu parcialmente o antigo prédio da prefeitura onde hoje funciona a Fundação Cultural, no início da Rua XV de Novembro.
Além dos prejuízos na estrutura da construção, o fogo consumiu muitos documentos do município, porque atingiu onde funcionava o Fórum, cartórios de Crime, Civil e Comercial, de Órgãos e Ausentes; Tabelionatos, Cartório Eleitoral, Delegacia Regional de Polícia e Arquivo Histórico Municipal. O prédio tinha sido construído em 1875, 25 anos após a fundação de Blumenau. Depois foi ampliado em 1918 e completamente reformado em 1939.
Em janeiro de 1980, tiveram início as obras de construção da nova Prefeitura, no local onde funcionava a sede da Estação Ferroviária. O prédio de 10.500m² foi inaugurado em 2 de setembro de 1982, quando a cidade completava 132 anos de história.
Seu estilo enxaimel foi inspirado nas antigas casas do período colonial. É uma das maiores e mais modernas prefeituras do estado e um dos prédios mais fotografados. Foi a sede da Câmara de Vereadores até maio de 2013. No dia 28 daquele mês, foi realizada a primeira sessão ordinária no novo plenário, localizado na esquina das ruas XV de Novembro e das Palmeiras.
Somente em 2001, o prédio da antiga prefeitura foi reconstruído para oferecer espaço às atividades da Fundação Cultural de Blumenau.