Felipe Albuquerque Ribeiro, também conhecido como Paulista, foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, por matar o colega de cela dentro da Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale do Itajaí. O crime aconteceu na madrugada no dia 23 de agosto de 2017. A sessão do Tribunal do Júri, ocorrida nesta quarta-feira (10/10/18), foi presidida pelo juiz da 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau, Juliano Rafael Bogo.
O corpo de jurados considerou o réu culpado de homicídio qualificado por uso de asfixia e por dificultar a defesa da vítima. Com 25 anos de idade, o acusado já cumpria pena e permanece recolhido na Penitenciária Industrial de Blumenau. O agressor asfixiou o detento Edinho Leite, 34 anos, usando um lençol e estrangulando a vítima até a morte.
Segundo consta nos autos, na noite anterior ao crime os colegas de cela teriam conversado sobre suas vidas, ocasião em que o réu descobriu o envolvimento de Edinho com sua mulher – o relacionamento teria ocorrido enquanto Felipe estava preso.