A Polícia Militar foi acionada às 9h47min desta quinta-feira (15/11/18), após uma denúncia anônima informar que uma dupla de moto com um plástico cobrindo a placa, estava transitando perto presídio. Quando a guarnição chegou na Rua General Osório, no bairro Salto Weissbach, onde fica a unidade prisional, viu os suspeitos fugirem pela Rua Bahia.
Na altura do posto de combustíveis Delta, o carona da motocicleta desceu e entrou no matagal, às margens do rio Itajaí Açu, enquanto condutor seguiu pela contramão. Quando chegou próximo da Ponte do Salto, abandonou a motocicleta no final da Rua Osni Jensen e fugiu a pé.
Após intensas buscas nas imediações, ele foi localizado na Rua Coronel Feddersen, após ter atravessado o rio Itajaí-Açu a nado. O outro comparsa conseguiu escapar e não foi localizado.
Depois foi descoberto que um deles havia jogado uma sacola contendo diversos celulares e carregadores para dentro do presídio, fato registrado pelas câmeras de segurança. Ele era mais um detento beneficiado pela saída temporária. O homem foi conduzido à Central de Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências legais.
Sugestão: Seria interessante que as autoridades penitenciárias enviassem fotos e dados sobre todos os detentos foragidos que não voltaram da saída temporária. Assim a imprensa, através da população, pode ajudar a identificar.