Foi com esse belo pôr do sol, registrado pela Bruna Maffei no bairro Itoupava Central que terminou a quarta-feira (16). Em questão de uma hora, tudo mudou. Por volta das 18h45min, uma forte tempestade parecia cair sobre Blumenau. No final das contas caiu uma chuva rápida, em média de 4 minutos, além de granizo. Em nossa página do Facebook, várias pessoas registraram a ocorrência “das pedrinhas de gelo” em bairros como Itoupava Seca, Victor Konder, Escola Agrícola, Vorstadt, além de outros. Felizmente também foi rápido e eram pequenas, mas fizeram muito barulho.
Em localidades de bairros no Progresso, Velha, Vila Itoupava, Itoupavazinha, Valparaíso, Testo Salto e Vila Itoupava, mal choveu, apenas “algumas gotas”. A previsão já colocava que seriam pancadas de chuva localizadas.
Blumenau não foi a única que registrou granizo na noite desta quarta no Vale do Itajaí. O fenômeno ocorreu nas cidades de Pomerode, Brusque e Botuverá. Guaramirim, Jaraguá do Sul e Joinville No Planalto Sul e Norte, seis cidades foram atingidas, outras quatro na grande Florianópolis e dez no Litoral Sul. A previsão de que choveria granizo já foi divulgada em nosso site desde domingo, baseados nas informações do sistema AlertaBlu e Epagri/CIRAM.
Esta quinta-feira (17) iniciou nublada, com fracas rajadas de vento em alguns momentos e uma cara de que vem chuva. Essa é a previsão do AlertaBlu e Epagri/Ciram para hoje, acompanhados inclusive com descargas elétricas e possibilidade de granizo como foi o caso de ontem. Por volta das 3 horas dessa madrugada, uma forte chuva caiu sobre a cidade acompanhada de trovoada.