Fotos: Wellington Civiero (NW Blumenau)
Desde o dia 18 de março, o transporte coletivo (municipal, intermunicipal e interestadual) em todo estado foi proibido de circular em Santa Catarina. Por causar aglomerações de pessoas aumentando a chance de contaminar pessoas com a Covid-19, o decreto foi prorrogado por pelo menos duas vezes.
O governador Carlos Moisés começou a liberar aos poucos várias atividades, e no dia 8 de junho, o transporte coletivo também. Mas o prefeito Mário Hildebrandt preferiu primeiro fazer com que todos os funcionários da Blumob fizessem a testagem para saber se não estavam com a Covid-19.
O resultado foi que dos 1.051 funcionários, 35 testaram positivo, mas cinco já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados. Os outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
O funcionamento do transporte coletivo está está vinculado a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). As medidas visam garantir ações de segurança para evitar o contágio da doença, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.
O número de passageiros estará em 60% da capacidade dos ônibus e a frota também estará pela metade. As linhas também operarão em escala diferenciada e podem ser acessadas clicando aqui. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso.
As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o inicio da pandemia, seguem normalmente. As tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.
Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas e também terão álcool em gel. Outra medida será a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.
Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão e não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum.
Novos usuários de cartão
Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, estas poderão fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. O requerimento poderá ser feita pelo site e retirado em 48h em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.
Medidas de controle
Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob). Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.
Com a retomada do transporte público, os corredores de ônibus voltam a ser exclusivos.