Quem gosta de cultura não tem o que reclamar neste final de semana, quando acontece o evento Colmeia 2015 – Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas. Em apenas 2 dias, o público pode escolher 200 atrações que envolvem desde teatro, cinema, culinária, dança, literatura, música, workshops e artes plásticas. O evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade, ocorrendo neste final de semana no Teatro Carlos Gomes.
Idealizado pelo artista plástico e ativista cultural Clóvis Truppel, já está na quarta edição sem o “pai artístico”, que morreu em novembro do ano passado. Mas deixa o legado e missão para seus admiradores e amigos levarem sua centelha adiante. Mais de 500 artistas, artivistas e gestores culturais se envolveram na construção e na organização do COLMEIA 2015.
O evento COLMEIA é totalmente colaborativo, organizado pela classe cultural em conjunto com o teatro. Dentro dessa parceria, o Teatro Carlos Gomes cede as dependências e a estrutura sem custos, e os artistas cedem a sua produção artística. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos.
Com 40 atrações, o GT hip hop é uma das mais esperadas, com destaque às batalhas de break e hip hop. É um momento especial que traz a periferia ao teatro, que destinou o Salão Nobre para eles. No GT Oficinas tem uma oficina de fotografia cega, onde as pessoas são vendadas para fotografar.
Neste sábado (19) a programação começou às 10h e segue até às 3h da madrugada de domingo (20). Depois todos recuperam o fôlego, e o evento reinicia às 10h seguindo até às 24h. Nestas 216 atrações, você poderá conferir:
- GT artesanato – oito artesãos;
- GT cênicas – 16 espetáculos teatrais;
- GT cinema – oito filmes;
- GT culinária – seis pratos;
- GT de dança – seis apresentações;
- GT hip hop – 40 apresentações e batalhas de break;
- GT literatura – 17 atrações do;
- GT música – 52 shows musicais para embalar a plateia;
- GT oficinas – 11 workshops
- GT de visuais – 52 obras selecionadas e trabalhadas
- homenagem ao artista e artivista cultural Clóvis Truppel, um dos idealizadores e líderes do Coletivo, que faleceu em novembro de 2014.
Confira a programação completa.
Programa do evento: